dc.description.abstract |
No cenário de pesquisa acadêmica, podemos ver uma grande demanda de pesquisa envolvendo parâmetros sobre formação inicial de professores, esta temática vem sendo discutida devido a importância para o progresso da qualidade da educação básica
brasileira. No ano de 2018 a Capes lançou o primeiro edital do Programa Residência Pedagógica com 440 horas de atividades, sendo este reestruturado e lançado novamente em 2020 com 414 horas de atividade, tendo como objetivo melhorar a qualidade da formação docente e viabilizar a conexão entre instituição de ensino e escolas da educação básica, possibilitando aos licenciandos uma vivência no contexto escolar. Neste sentido, o objetivo desta pesquisa é investigar algumas das contribuições que o programa trouxe para a formação inicial dos ex-residentes do curso de licenciatura em física do IFSC, Campus Jaraguá do Sul Centro. No total foram entrevistados 3 participantes do edital de 2018 e 7 do edital de 2020. A abordagem foi realizada de forma remota usando questionário aplicado pela plataforma “Google Forms”, com intuito de investigar elementos como: a motivação dos acadêmicos em participar do programa, a maneira que o programa e o convívio no contexto escolar afetou a formação acadêmica inicial, como o período de interação contribuiu em suas metodologias. Os resultados encontrados foram em modo geral construtivos para ambos os editais, a maioria dos entrevistados demonstraram ganhos, principalmente quando se trata sobre fatores contribuintes para
formação inicial e construção metodológica dos futuros professores. |
pt_BR |