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O presente trabalho de conclusão de curso é uma pesquisa qualitativa, documental e bibliográfica que, a partir do edital PNLD 2021 e mais especificamente, do guia digital dos projetos integradores de ciências da natureza e suas tecnologias, propôs-se a analisar três obras presentes neste guia. Essas obras são direcionadas ao Novo Ensino Médio e contemplam a Base Nacional Comum Curricular. Entende-se que a modificação da proposta curricular exige a estruturação de novos materiais. Os projetos integradores, então, são desenvolvidos com base em competências e habilidades, visando a compreensão de um ensino pautado na investigação, partindo de uma questão problema e seguindo com a formulação e reformulação de hipóteses. Os projetos analisados refletem a falta de formação dos autores na área de física, o que é evidenciado pela superficialidade com que abordam o conhecimento específico dessa disciplina. Isso compromete as relações interdisciplinares dentro da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. A proposição de projetos que permitissem a aquisição da competência número três, foi um dos critérios utilizados na análise dos projetos, o outro critério foi a
superação dos obstáculos epistemológicos, proposta por Bachelard, que são essenciais para a aquisição do conhecimento científico. Nos projetos analisados, as propostas não contemplam os elementos necessários para a aquisição da competência número três, nem apresentam a superação dos obstáculos epistemológicos, pois não avançam além da superficialidade e não possuem o aprofundamento necessário para a alfabetização científica. |
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