Repositório Institucional

Análise dos manuais didáticos para o projeto integrador de ciências da natureza e suas tecnologias

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Dobrowolski, Dilcleia
dc.contributor.author Narloch, Geovana da Costa
dc.date.accessioned 2024-02-19T22:23:03Z
dc.date.available 2024-02-19T22:23:03Z
dc.date.issued 2023
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2909
dc.description.abstract O presente trabalho de conclusão de curso é uma pesquisa qualitativa, documental e bibliográfica que, a partir do edital PNLD 2021 e mais especificamente, do guia digital dos projetos integradores de ciências da natureza e suas tecnologias, propôs-se a analisar três obras presentes neste guia. Essas obras são direcionadas ao Novo Ensino Médio e contemplam a Base Nacional Comum Curricular. Entende-se que a modificação da proposta curricular exige a estruturação de novos materiais. Os projetos integradores, então, são desenvolvidos com base em competências e habilidades, visando a compreensão de um ensino pautado na investigação, partindo de uma questão problema e seguindo com a formulação e reformulação de hipóteses. Os projetos analisados refletem a falta de formação dos autores na área de física, o que é evidenciado pela superficialidade com que abordam o conhecimento específico dessa disciplina. Isso compromete as relações interdisciplinares dentro da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. A proposição de projetos que permitissem a aquisição da competência número três, foi um dos critérios utilizados na análise dos projetos, o outro critério foi a superação dos obstáculos epistemológicos, proposta por Bachelard, que são essenciais para a aquisição do conhecimento científico. Nos projetos analisados, as propostas não contemplam os elementos necessários para a aquisição da competência número três, nem apresentam a superação dos obstáculos epistemológicos, pois não avançam além da superficialidade e não possuem o aprofundamento necessário para a alfabetização científica. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Novo ensino médio pt_BR
dc.subject PNLD pt_BR
dc.subject Manuais didáticos pt_BR
dc.subject Projetos integradores pt_BR
dc.title Análise dos manuais didáticos para o projeto integrador de ciências da natureza e suas tecnologias pt_BR
dc.title.alternative sob análise dos egressos do curso de licenciatura do IFSC Jaraguá do Sul pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.discipline Licenciatura em Física pt_BR
local.institution.campus Jaraguá do Sul pt_BR
local.institution Instituto Federal de Santa Catarina pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta