dc.description.abstract |
O presente trabalho de conclusão de curso pretendeu avaliar a execução de uma proposta de utilização do teatro científico como ferramenta de divulgação científica no ensino de ciências. Para tanto, consistiu em realizar a montagem de um espetáculo teatral com 15 estudantes do Ensino Médio Técnico (Química e Modelagem do Vestuário) do IFSC - Câmpus Jaraguá do Sul (Centro) com base em uma dramaturgia autoral previamente escrita, intitulada “Polaris”. A peça, cujo tema central é a passagem de um cometa em um vilarejo do século XVIII e como a sua população reage a este fenômeno, pretendeu debater alguns elementos da Natureza da Ciência (NdC) e discutir aspectos do pensamento científico por meio desta linguagem artística cênica. A montagem da peça foi viabilizada por um projeto de extensão e foi apresentada no auditório do IFSC - Câmpus Jaraguá do Sul (Centro) em junho de 2023. Posteriormente à apresentação, foi realizada uma mediação com o público presente, na qual foram coletadas as suas impressões acerca dos temas que a peça trata, quais reflexões ela suscita e se ela cumpre com os objetivos de popularizar temas relativos à atividade científica. Os estudantes que atuaram na peça teatral também puderam fornecer, via formulário, suas impressões sobre a experiência de participar da peça e relatar o que puderam ou não aprender com ela e fazer sugestões. A peça teve, ao todo, 3 apresentações, sendo que neste trabalho são discutidas as opiniões do público coletadas apenas na noite de sua estreia. Por meio das respostas obtidas com a plateia e com os atores, pode-se dizer que a proposta foi positivamente recebida pela comunidade interna e externa ao IFSC, tendo provocado reflexões alinhadas às intenções estabelecidas no início do trabalho, que buscam, acima de tudo, contribuir com a educação científica e popularizar temas tão importantes e atemporais como estes. |
pt_BR |