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Entre os processos de usinagem abrasiva o mais importante deles é o
processo de retificação. A retificação geralmente é o último processo realizado em
uma produção, buscando alcançar tolerâncias apertadas e precisão geométricas.
Peças mais bem acabadas suportam maiores capacidades de carga e possuem uma
maior resistência a fadiga. A retificação é um dos processos mais complexos
existentes devido à grande quantidade de variáveis existentes e conhecer estas
variáveis ajuda a minimizar os riscos inerentes a esta operação e a controlar melhor
os resultados desejados. Com o objetivo de estudar o grau de influência da velocidade
da peça sobre o comportamento da rugosidade durante o processo de retificação,
foram utilizados dois rebolos convencionais, o Óxido de Alumínio branco e o
Carboneto de Silício verde. Foram utilizadas as velocidades da peça de 12m/min e
24m/min, monitoradas em tempo real com a utilização de sensores confeccionados
para este fim, e com a ajuda de plataforma de prototipagem eletrônica Arduíno. O
estudo obteve dados de produtividade dos rebolos, determinando o maior volume de
material possível de ser removido entre dressamentos. O material ensaiado foi o aço
ABNT D6 temperado de alta dureza, com teor de carbono de 2,1%. As recomendações
dos fabricantes de rebolos apontam para o uso do óxido de alumínio e se contradizem
em relação ao uso do carboneto de silício, desaconselhando sua utilização devido a
sua afinidade química com o ferro presente nos aços, porém recomendando em
materiais de alta dureza. Com os ensaios realizados foi possível chegar a uma
igualdade volumétrica de remoção de material entre os dois rebolos, com uma melhor
produtividade para o carboneto de silício devido a maior velocidade da peça aplicada.
O carboneto de silício apresentou melhores resultados de retificação, com uma
rugosidade mais constante durante todo o processo de usinagem do aço ABNT D6
temperado. |
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