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Análise da influência da velocidade da peça sobre o acabamento superficial no processo de retificação

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dc.contributor.advisor Sousa, Gabriel Costa
dc.contributor.author Mehl, Wagner Cabral
dc.date.accessioned 2018-11-26T15:31:04Z
dc.date.available 2018-11-26T15:31:04Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/291
dc.description.abstract Entre os processos de usinagem abrasiva o mais importante deles é o processo de retificação. A retificação geralmente é o último processo realizado em uma produção, buscando alcançar tolerâncias apertadas e precisão geométricas. Peças mais bem acabadas suportam maiores capacidades de carga e possuem uma maior resistência a fadiga. A retificação é um dos processos mais complexos existentes devido à grande quantidade de variáveis existentes e conhecer estas variáveis ajuda a minimizar os riscos inerentes a esta operação e a controlar melhor os resultados desejados. Com o objetivo de estudar o grau de influência da velocidade da peça sobre o comportamento da rugosidade durante o processo de retificação, foram utilizados dois rebolos convencionais, o Óxido de Alumínio branco e o Carboneto de Silício verde. Foram utilizadas as velocidades da peça de 12m/min e 24m/min, monitoradas em tempo real com a utilização de sensores confeccionados para este fim, e com a ajuda de plataforma de prototipagem eletrônica Arduíno. O estudo obteve dados de produtividade dos rebolos, determinando o maior volume de material possível de ser removido entre dressamentos. O material ensaiado foi o aço ABNT D6 temperado de alta dureza, com teor de carbono de 2,1%. As recomendações dos fabricantes de rebolos apontam para o uso do óxido de alumínio e se contradizem em relação ao uso do carboneto de silício, desaconselhando sua utilização devido a sua afinidade química com o ferro presente nos aços, porém recomendando em materiais de alta dureza. Com os ensaios realizados foi possível chegar a uma igualdade volumétrica de remoção de material entre os dois rebolos, com uma melhor produtividade para o carboneto de silício devido a maior velocidade da peça aplicada. O carboneto de silício apresentou melhores resultados de retificação, com uma rugosidade mais constante durante todo o processo de usinagem do aço ABNT D6 temperado. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Rugosidade pt_BR
dc.subject Retificação pt_BR
dc.subject Carboneto de silício pt_BR
dc.subject Oxido de alumínio pt_BR
dc.title Análise da influência da velocidade da peça sobre o acabamento superficial no processo de retificação pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.discipline Curso Superior de Tecnologia em Fabricação Mecânica pt_BR
local.institution.campus jgw pt_BR
local.institution Instituto Federal de Santa Catarina pt_BR
local.contributor.coadvisor Carlini, Giovani Conrado


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