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IMPACTOS DA EMISSÃO DE GASES DE EFEITO ESTUFA (GEE) DO SISTEMA MODAL NA ROTA DE CARGAS PORTUÁRIAS DE SANTA CATARINA

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dc.contributor.advisor Suski, Cássio Aurélio
dc.contributor.author Lamim, Gabriela
dc.date.accessioned 2024-03-20T18:34:46Z
dc.date.available 2024-03-20T18:34:46Z
dc.date.issued 2024-03-20
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2926
dc.description.abstract As mudanças climáticas têm se intensificado nas últimas décadas em virtude do aumento da concentração de Gases de Efeito Estufa (GEE) provenientes, principalmente, de atividades antrópicas. O setor de transporte é um dos responsáveis pelo aumento destas concentrações em virtude da queima incompleta de combustíveis fósseis na utilização dos diferentes modais, como o rodoviário e ferroviário. No entanto, a importância destes para o escoamento da produção brasileira, importação de produtos, bem como demais necessidades humanas e o desenvolvimento é evidente. Diante disso, o presente estudo analisou os impactos da emissão de GEE dos sistemas modais rodoviário e ferroviário na rota de cargas portuárias no Estado de Santa Catarina. Para tanto, foram utilizados dados de movimentação para os portos catarinenses, para os modais rodoviário e ferroviário, referente ao ano de 2020 e analisados por meio da utilização da ferramenta do Protocolo Brasileiro de Gases de Efeito Estufa - GHG Protocol, na versão 2022, bem como o modelo WRF-Chem. Por meio da ferramenta GHG Protocol foram analisados os dados base e outros cinco cenários, com diferentes incrementos que incentivam a ampliação do uso de ferroviárias como estratégia na redução de emissões. Como resultados, observou-se menores emissões de dióxido de carbono equivalente (CO2e) quando utilizado o modal ferroviário, em comparação com o rodoviário, se comparado o cenário 5 com o atual, ocorrendo uma redução de 43% nas emissões de GEE. O setor alimentar foi o que apresentou maior representatividade em todos os cenários, com emissão de 217.009,92 tCO2e no cenário atual, seguido pelo setor de máquinas, aparelhos e materiais elétricos com 60.315,08 tCO2e, de máquinas e equipamentos com 58.449,66 tCO2e e de madeira com 3.264.078,89 tCO2e. Em relação ao WRF- Chem foi possível observar a emissão e dispersão da concentração de CO2 ao longo do Estado de Santa Catarina, considerando o cenário atual. Com o resultado da simulação foi possível observar que as regiões litorânea, médio vale do Itajaí e oeste possuem maior predominância de emissão. Em relação a concentração de CO2 foi possível observar que o período noturno foi o que apresentou maiores concentrações, em virtude da Camada Limite Noturna (CLN). Tais constatações deixam claro a importância de incentivar o planejamento estratégico e investimentos para promover a intermodalidade e otimizar a eficiência logística em Santa Catarina, através da diversificação da matriz de transporte, como forma de promover a sustentabilidade e mitigação dos efeitos climáticos. pt_BR
dc.subject Emissões de Gases de Efeito Estufa. Inventário de Emissões. WRF-CHEM. Santa Catarina. Transporte Rodoviário. Transporte Ferroviário. pt_BR
dc.title IMPACTOS DA EMISSÃO DE GASES DE EFEITO ESTUFA (GEE) DO SISTEMA MODAL NA ROTA DE CARGAS PORTUÁRIAS DE SANTA CATARINA pt_BR
dc.type Dissertation pt_BR
local.institution.discipline Mestrado Profissional em Clima e Ambiente pt_BR
local.institution.campus Câmpus Florianópolis pt_BR
local.institution.department DAS pt_BR
local.institution Instituto Federal de Santa Catarina pt_BR
local.contributor.coadvisor Alvim, Débora Souza


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