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RESUMO
A segurança e proteção radiológica em serviços de radioterapia são fundamentais
para garantir o uso seguro da radiação ionizante em benefício dos pacientes e
profissionais envolvidos. Pesquisas avaliativas com equipes multidisciplinares sobre
o treinamento anual em proteção radiológica em radioterapia são escassas. É crucial
entender como os profissionais de cada área avaliam os conhecimentos adquiridos e
aplicam os preceitos teóricos no serviço de radioterapia. Este estudo teve como
objetivo analisar o treinamento anual de proteção radiológica oferecido em um serviço
de radioterapia e como objetivos específicos, mapear o conhecimento dos
profissionais de cada área em relação à proteção radiológica aplicada durante o
treinamento, avaliando como percebem e aplicam os preceitos teóricos no ambiente
de trabalho; descrever as fragilidades e potencialidades do treinamento percebida
pelos profissionais, e elaborar um relatório, descrevendo a experiência do treinamento
anual. Pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, envolveu 12 profissionais da
equipe multidisciplinar que atua no serviço de radioterapia, com diferentes níveis de
experiência e conhecimento sobre proteção radiológica. A coleta dos dados ocorreu
por meio de entrevistas semiestruturadas, observação simples e documentos, e
organizados no software ATLAS.ti versão 24. A análise dos dados seguiu os princípios
da análise de conteúdo, permitindo a identificação de temas relevantes relacionados
à proteção radiológica. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética do Instituto
Federal, com parecer de nº 5.966269. Os resultados foram categorizados em:
conhecimento dos profissionais sobre proteção radiológica; fragilidades do
treinamento; potencialidades do treinamento; sugestões de formas de oferta e temas
do treinamento em proteção radiológica. Os resultados apontam desafios
significativos, incluindo a falta de compreensão dos princípios básicos pelos
profissionais, a ausência de integração entre equipe e supervisores, e a falta de
definição clara do formato do treinamento. Estratégias educacionais mais eficazes,
juntamente com orientações precisas sobre o formato do treinamento e o
envolvimento de especialistas na elaboração dos programas de capacitação,
emergem como soluções promissoras para superar esses desafios. |
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