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ENGAJAMENTO DOS ALUNOS DO SISTEMA EDUCACIONAL MUNICIPAL DE ITAPEMA/SC, FRENTE À CARTA DA TERRA, À AGENDA 2030 E ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

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dc.contributor.advisor Suski, Cássio Aurélio
dc.contributor.author BIROLO, ALESANDRA BEZ
dc.date.accessioned 2024-12-26T20:55:08Z
dc.date.available 2024-12-26T20:55:08Z
dc.date.issued 2024-08-15
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2956
dc.description.abstract A Agenda 2030 foi assumida pelo Brasil e outros 192 países para assegurar os direitos humanos e promover o desenvolvimento sustentável. Portanto, estes países são considerados signatários de um tratado global. A Organização das Nações Unidas (ONU) elaborou um Plano de Ação para promover mudanças positivas na sociedade, denominado Agenda Global. Neste contexto, a Agenda 2030 é um compromisso universal para transformar o mundo até 2030, e a sua implementação requer o engajamento e a colaboração de todos os setores e atores da sociedade, principalmente nas escolas, onde há uma parcela de sociedade em formação. Então, trabalhar os conhecimentos e habilidades de jovens para saber como responder as adaptações frente as mudanças climáticas é vital para que possam permanecerem em seus territórios de forma sustentável. A partir disto, o presente estudo tem como objetivo analisar o engajamento dos alunos do município de Itapema (SC), frente à Agenda 2030 e à Carta da Terra e sua relação com as mudanças climáticas. A metodologia aplicada foi dividida em três etapas: identificação e caracterização dos diferentes grupos de estudantes quanto a idade, gênero e escolaridade do sistema educacional público do ensino fundamental II; análise do nível de engajamento e percepção frente à Carta da Terra e à Agenda 2030 e; análise da relação da cobertura vegetal com a formação de ilhas de calor e com o engajamento social quanto às mudanças climáticas. Os principais resultados sugerem que há necessidade de criação de programas interdisciplinares que vinculam o tema das mudanças climáticas na base curricular dos alunos como elemento obrigatório nos conteúdos programáticos das disciplinas, pois foi observado que existe o interesse dos estudantes em promover ações que diminuam os efeitos das mudanças climáticas e que previnam os avanços das emissões de carbono. No entanto, esses jovens não possuem informações a respeito de como realizar isso, quais são as metas nacionais e internacionais e o que a Nação, como coletivo, está realizando essas ações. Outro resultado importante mostra o aumento das áreas com maiores temperaturas se superfície terrestre (TST) e redução do Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (IVDN), quando comparados os anos de 2013 e 2024, possibilitando a geração de ilhas de calor em Itapema. Tal resultado permite identificar a importância do conhecimento sobre o engajamento da população, em especial dos jovens do município de Itapema, com relação as mudanças climáticas a fim de possibilitar a promoção de conhecimento, nas ações de mitigação em função do aquecimento global e intensificação dos eventos extremos no município. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher IFSC pt_BR
dc.subject Mudanças Climáticas; Agenda 2030; Carta da Terra; Engajamento Climático. pt_BR
dc.title ENGAJAMENTO DOS ALUNOS DO SISTEMA EDUCACIONAL MUNICIPAL DE ITAPEMA/SC, FRENTE À CARTA DA TERRA, À AGENDA 2030 E ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS pt_BR
dc.type Dissertation pt_BR
local.institution.discipline Mestrado Profissional em Clima e Ambiente pt_BR
local.institution.campus Florianópolis pt_BR
local.institution.department DASS pt_BR
local.institution IFSC pt_BR


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