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O presente estudo teve como principal objetivo identificar os motivos que levam alunos menores de idade a frequentar turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), em escolas da rede pública de Canoinhas, do meio rural e urbano. A ideia do trabalho foi a de entender por que alunos tão jovens deixam de frequentar o Ensino Fundamental e qual é a posição da família desses alunos em relação à escolha pela EJA. Este trabalho investigou, ainda, como se dá a relação entre esses sujeitos adolescentes e o público de outras idades que frequentam as aulas da EJA. A diversidade etária em sala de aula, muitas vezes, relatada por professores como um desafio ou, até mesmo, um problema, também foi apurado. O estudo teve como base de análise a aplicação de questionário contendo perguntas abertas e fechadas a 12 alunos de duas escolas do município. Os resultados obtidos a partir da análise dos dados permitiu entender melhor as motivações e anseios desses alunos tão jovens que procuram a EJA, possibilitando uma educação mais inclusiva, além de conhecer as possibilidades, dificuldades, vantagens e desvantagens de trabalhar com a heterogeneidade etária, cultural e social na modalidade em questão. |
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