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Esta pesquisa propôs-se a investigar a relevância de atividades lúdicas no processo de ensino e aprendizagem de ensino e aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos (EJA), nas disciplinas de Ciências e Biologia, nos anos finais do e Ensino Fundamental e Ensino Médio, na rede de educação estadual do município de Lages, Santa Catarina. Para o desenvolvimento da pesquisa-intervenção participaram 95 alunos, oriundos do Centro de Ensino de Jovens e Adultos (CEJA). Os alunos foram submetidos a um pré-teste, para analisar os seus conhecimentos prévios sobre atividades lúdicas e sobre a sua importância para a aprendizagem; em seguida realizou-se uma intervenção em duas turmas, uma de Ensino Fundamental e outra de Ensino Médio, totalizando 25 alunos. A atividade proposta foi um jogo de baralho com a temática da Dengue, sendo o objetivo do jogo o aprendizado e a interação entre os colegas. Na sequência, nessas turmas foi aplicado um pós-teste, para avaliar a eficiência do método de ensino desenvolvido e verificar os resultados que as atividades lúdicas apresentaram para melhorar o processo de aprendizagem dos Jovens e Adultos. Os resultados obtidos com essa pesquisa-intervenção mostram que os alunos do CEJA consideram importante trabalhar com metodologias lúdicas que promovam maior interação entre professores-alunos. Os estudantes relatam sobre suas preferências por recursos didáticos, como livros didáticos e trabalhos em grupo, sendo fundamental, na opinião desses, a presença do professor para facilitar a aprendizagem. Enfim, ressaltamos a responsabilidade dos professores de ensinar, utilizando metodologias eficientes para o processo de ensino aprendizagem. |
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