Repositório Institucional

Os desafios sujeitos da EJA

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Soares, Lidiane
dc.contributor.author Minatto, Zulma Martins
dc.date.accessioned 2019-03-15T23:54:50Z
dc.date.available 2019-03-15T23:54:50Z
dc.date.issued 2015
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/441
dc.description.abstract Sabe-se que a escola de jovens e adultos EJA, é um espaço vivenciado por alunos de diferentes idades. A presença de jovens neste espaço escolar teve uma maior demanda a partir da década de 90, quando a LDB 9.394/96 fixou a idade mínima de 15 anos para a certificação do Ensino Fundamental e 18 anos para o Ensino Médio. Com a preocupação de formar os educando da EJA, também para o mundo do trabalho o decreto n°5.478 de 13 de julho de 2006, instituiu um programa educacional, o PROEJA, que contempla cursos de formação inicial e continuada de trabalhadores (IFC) e cursos de Educação Profissional Técnica de nível médio. Sendo estes alunos, Jovens, Adultos e Idosos provenientes de diferentes culturas e meio social constitui um público heterogêneo, onde o espaço escolar é visto como um ambiente de diálogo e aprendizado, também é apontado como lugar de conflitos geracionais. Foram entrevistados 21 alunos do Ensino Fundamental com idades entre 16 e 60 anos e 13 alunos do Ensino Médio, com idades entre 18 e 52 anos e três professores. A pesquisa apresentou que estes fatores não se apresentam como violência, mas formas diferentes de se relacionarem na sala de aula de se identificarem como sujeitos e ao mesmo tempo aluno. Alem disso outros fatores foram identificados pelos alunos nessa entrevista, sendo necessária a interferência do professor para gerencia-lo. Se estes fatores interferem no ensino e aprendizagem da EJA, este artigo pretende verificar a existência dos mesmos e como eles se processam em sala de aula. A pesquisa desenvolvida foi bibliográfica e de Campo, considerada Quantitativa – descritiva. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Juvenilização pt_BR
dc.subject Fatores Geracionais pt_BR
dc.subject Jovens e Adultos pt_BR
dc.subject Sala de aula pt_BR
dc.title Os desafios sujeitos da EJA pt_BR
dc.title.alternative um ambiente de encontros e desafios pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
dc.type Article pt_BR
local.institution.discipline Curso de Especialização Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA pt_BR
local.institution.campus cerfead pt_BR
local.institution Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta