dc.contributor.advisor |
Gonçalves, Rita de Cássia |
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dc.contributor.author |
Picolotto, Rozeli Catarina Perin |
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dc.date.accessioned |
2019-03-16T01:13:03Z |
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dc.date.available |
2019-03-16T01:13:03Z |
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dc.date.issued |
2015 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/456 |
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dc.description.abstract |
O objetivo desta pesquisa foi conhecer as dificuldades de aprendizagem mais comuns no contexto da educação de jovens e adultos e analisar o alto índice de reprovações, por meio da aplicação de questionário. A amostra foi composta por 40 alunos de 1.º e 2.º anos do Ensino Médio noturno de ambos os sexos com idade entre 16 e 18 anos. Os resultados obtidos evidenciam que as dificuldades de aprendizagem, a desistência e a evasão escolar consistem no não entendimento dos conteúdos curriculares, atribuído como causa para o abandono escolar. Isso está significativamente relacionado com a trajetória de vida, verificando-se que, conforme o aumento do nível de dificuldade de aprendizagem e a baixa autoestima, elevam-se as evasões escolares. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Dificuldades de aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Evasão Escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Reprovação |
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dc.title |
Dificuldades de aprendizagem |
pt_BR |
dc.title.alternative |
pressupostos para a evasão escolar |
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dc.type |
Final Paper |
pt_BR |
dc.type |
Article |
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local.institution.discipline |
Curso de Especialização Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA |
pt_BR |
local.institution.campus |
cerfead |
pt_BR |
local.institution |
Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC |
pt_BR |