dc.description.abstract |
Garantir o sucesso de qualquer prática pedagógica exige do profissional a reflexão e
planejamento constante de suas atividades. O trabalho do professor precisa ser dinâmico e atraente
para seu público, que busca na escolarização a inserção em uma sociedade igualitária e justa. Os
estudos sobre métodos e práticas pedagógicas adequadas à realidade dos estudantes da EJA permite
refletir sobre as metodologias existentes na atualidade e que são praticadas pelos profissionais desta
modalidade. Na maioria das vezes esses profissionais não estão adequadamente preparados para atuar
com esses alunos e acabam prejudicando-os, involuntariamente contribuindo para sua desistência do
sistema educacional, ampliando os índices de evasão nesta modalidade. Objetiva-se através desse
estudo a analise da prática pedagógica dos docentes no CEJA (Centro de Educação de Jovens e
Adultos) na zona urbana de Canoinhas/SC, fazendo um estudo mais aprofundado observando,
sobretudo, o contexto acerca da prática docente. O presente trabalho permitiu uma maior compreensão
e reflexão sobre a prática pedagógica no contexto da EJA. Para a analise realizou-se uma pesquisa de
campo com a aplicação de dois questionários à professores e alunos do CEJA (Centro de Educação de
Jovens e Adultos) do Município de Canoinhas/SC, além da pesquisa bibliográfica, possibilitando um
novo olhar sobre a importância da formação continuada, valorização dos conhecimentos e respeito
aos direitos destes sujeitos como cidadãos, capazes de transformar a sua própria realidade. |
pt_BR |