dc.contributor.author |
Sabino, Patrícia da Rosa Pocidonio |
|
dc.date.accessioned |
2019-03-28T17:24:41Z |
|
dc.date.available |
2019-03-28T17:24:41Z |
|
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/489 |
|
dc.description.abstract |
A resiliência está relacionada à capacidade individual ou coletiva de sobrepor-se
às adversidades transformando-se ao enfrentá-las. Como um dos fenômenos integrados recentemente às temáticas discutidas na área educacional, a resiliência tem ocupado um lugar de destaque entre autores que defendem o compromisso da escola com uma formação integral e uma visão mais sistêmica acerca da educação. Ao considerar a relevância do trabalho dos docentes que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA), em função das especificidades daqueles que frequentam essa modalidade, este estudo objetiva verificar se as estratégias didáticas utilizadas nas disciplinas de Português e Matemática do Ensino Médio oferecido pelo Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) de Criciúma têm fortalecido a capacidade de resiliência dos estudantes. A análise foi amparada por pesquisa exploratória e
abordagem quantitativa, e os dados foram coletados por meio de um questionário aplicado a 104 estudantes do referido Centro. Os resultados indicam que a capacidade de resiliência dos estudantes está sendo fortalecida por meio do conhecimento e da sensibilidade dos docentes, dos trabalhos em equipe e das atividades contextualizadas, da discussão de assuntos atuais e do uso da Internet como fonte de pesquisa e de solução de dúvidas. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Resiliência |
pt_BR |
dc.subject |
Andragogia |
pt_BR |
dc.subject |
Educação de Jovens e Adultos |
pt_BR |
dc.subject |
Estratégias didáticas |
pt_BR |
dc.title |
O docente e o estímulo à capacidade de resilência em estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) |
pt_BR |
dc.type |
Final Paper |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
local.institution.discipline |
Especialização Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA |
pt_BR |
local.institution.campus |
cerfead |
pt_BR |
local.institution |
Instituto Federal de Santa Catarina |
pt_BR |