dc.description.abstract |
Este artigo é resultado de uma pesquisa desenvolvida com uma das turmas do Ensino Médio do Centro de Educação de Jovens e Adultos, na cidade de Criciúma - SC. Teve como foco compreender a proposta da Geografia na EJA e como ela vem sendo trabalhada na perspectiva do educando da EJA. Esta modalidade de ensino acolhe uma parcela da sociedade já em fase adulta que por diversos motivos não concluíram os estudos na idade regular, a EJA necessita de uma metodologia de ensino que se conecte com a vida cotidiana de seus sujeitos. A Geografia, enquanto disciplina curricular pode levar o educando a construção do pensamento crítico, através da reflexão do conhecimento científico, proporcionando uma libertação intelectual através de uma renovação no processo de ensino aprendizagem. Devemos considerar que os educandos da EJA são sujeitos repletos de histórias, são pais e mães de famílias, são trabalhadores, membros de uma comunidade, por isso, a escola necessita
ter um currículo especial para este individuo que procura ampliar seus horizontes em busca de melhor qualidade de vida. A pesquisa assumiu uma abordagem qualitativa de caráter descritivo, utilizou como fonte de informação um questionário com perguntas abertas e fechadas, distribuídos entre os 13 educandos o qual suscitou em um relatório compreendido a partir da concepção da Geografia Crítica, da proposta freireana de educação, gerando um relatório com as informações obtidas. |
pt_BR |