Repositório Institucional

O ensino de filosofia na Educação de Jovens e Adultos

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Burnagui, Marcos José
dc.date.accessioned 2019-03-28T17:30:25Z
dc.date.available 2019-03-28T17:30:25Z
dc.date.issued 2015
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/491
dc.description.abstract A pesquisa tem como finalidade, propor algumas expectativas para desenvolver as habilidades do pensar, refletir sobre a realidade humana, como seres que buscamos respostas para as indagações humanas. A finalidade da pesquisa é oferecer aos estudantes do CEJA um suporte através da filosofia para ajudar na discussão dos problemas cotidiano e apontar caminhos racionais para soluciona-los. A necessidade de seres humanos questionadores desperta a necessidade da busca de usar o espaço do CEJA para fazer algumas provações: os “por quês”, os “pra quês” e os “como”. Alguns pensadores da área filosófica justificam está necessidade como crianças que buscam entender o movimento histórico a partir das perguntas. O objetivo da pesquisa é despertar esses alunos para o questionamento e elevar a sua consciência em um estágio mais elevado de maturidade e percepção da realidade. O trabalho científico sobre “O ensino de filosofia na educação de jovens e adultos” tem por objetivo levar uma discussão, sistemática, rigorosa e radical do processo filosófico para os alunos do CEJA. Diante da problemática filosófica é de fundamental importância fazer os jovens e adultos da escola terem o contato com o processo de reflexão, principalmente tomar como método o olhar filosófico para as questões que envolvem a sua vida e os seus problemas existenciais. O pensar crítico e reflexivo neste mundo capitalista e consumista tornou-se distante das pessoas. Retomar essa problemática filosófica, resgatar a identidade dos “seres pensantes”, devolver a eles a condição de serem eles próprios os mediadores de suas decisões. A convivência desses alunos com a filosofia é mínima, pois não tiveram a oportunidade e nem o contato com a filosofia e com os temas que ao longo da história os filósofos fizeram, diante disso, é de fundamental importância que possibilitemos essa interação entre os estudantes do CEJA e a filosofia que eleva a condição humana de todos. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Filosofia pt_BR
dc.subject Ensino de filosofia pt_BR
dc.subject Reflexão crítica pt_BR
dc.subject EJA pt_BR
dc.title O ensino de filosofia na Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
dc.type Article pt_BR
local.institution.discipline Especialização Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA pt_BR
local.institution.campus cerfead pt_BR
local.institution Instituto Federal de Santa Catarina pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta