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A pesquisa que deu origem a este artigo foi desenvolvida no Instituto Federal de Santa Catarina, Câmpus Florianópolis – Continente. Os sujeitos envolvidos na pesquisa foram os alunos do turno noturno da primeira fase do curso Técnico Em Gastronomia – PROEJA. Teve como objetivo identificar quais são os conhecimentos e relações com a Química que os jovens e adultos reconhecem ao retornarem aos bancos escolares, com ênfase aos saberes de Química. O problema que deu origem ao estudo foi identificar: como se dá a dinâmica relacional entre o saber químico cotidiano e o saber sistematizado em química. Trata-se de um analise qualitativa, construído a partir de entrevistas e referencial bibliográfico pautado em Freire (1989, 1996, 2013 e 2014). A análise dos dados coletados permitiu perceber que os alunos do PROEJA ao
longo da sua trajetória de vida adquirem diversos conhecimentos, a pesquisa revelou que todos os alunos relacionam de alguma forma, a química no seu dia a dia, objeto deste estudo. No sentido de resgatar os sujeitos a escola se faz necessário à valorização dos conhecimentos adquiridos através das experiências desenvolvidas em seu dia a dia. |
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