dc.description.abstract |
Neste trabalho o objetivo foi conhecer qual o principal motivo, ou razões, que levaram
o estudante da Educação de Jovens e Adultos-EJA a buscar capacitação através de cursos técnicos profissionalizantes, que após ter retornado aos estudos teve interesse em se profissionalizar e ingressou nos cursos técnicos profissionalizantes que estão no momento disponível em Canoinhas e região. Conhecer as razões que o levaram a retomar os estudos é o foco deste trabalho, uma vez que é fundamental seu conhecimento, para que nos cursos técnicos em que estão inseridos estes alunos, sejam utilizadas as práticas pedagógicas aplicadas, a fim de garantir o êxito e a permanência deste aluno no curso. A necessidade de identificar alunos que se
enquadram como sujeitos da Educação de Jovens e Adultos - EJA é necessária para que ações possam ser tomadas, com o objetivo de fornecer ao aluno opções de aprendizagem diferenciada e atender o estabelecido pelo Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos-PROEJA. Este estudo foi aplicado aos estudantes da EJA, ou seja, às turmas regulares do Centro de Educação de Jovens e AdultosCEJA da cidade de Canoinhas. O procedimento para obtenção dos dados para este estudo foi a aplicação de um questionário que forneceu informação suficiente para atingir o principal objetivo deste trabalho. Foi possível extrair informações do questionário que levaram a conhecer as principais razões que motivam os sujeitos da EJA a buscar a capacitação técnica.
Sendo a principal razão, a esperança de um futuro melhor, este motivo foi definido através da necessidade de um emprego melhor, salário maior e melhores condições para a família. Este trabalho também englobou aspectos relacionados aos motivos que levaram o sujeito da EJA a desistir do estudo, sendo que o principal motivo levantado como a maior razão para a evasão foi a necessidade de trabalho, portanto a priorização do trabalho sobre a educação. |
pt_BR |