Repositório Institucional

Razões que levaram os alunos da EJA a se profissionalizar através do ingresso em cursos técnicos

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Costa, Luciana Cristina da
dc.date.accessioned 2019-03-28T17:56:44Z
dc.date.available 2019-03-28T17:56:44Z
dc.date.issued 2015
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/500
dc.description.abstract Neste trabalho o objetivo foi conhecer qual o principal motivo, ou razões, que levaram o estudante da Educação de Jovens e Adultos-EJA a buscar capacitação através de cursos técnicos profissionalizantes, que após ter retornado aos estudos teve interesse em se profissionalizar e ingressou nos cursos técnicos profissionalizantes que estão no momento disponível em Canoinhas e região. Conhecer as razões que o levaram a retomar os estudos é o foco deste trabalho, uma vez que é fundamental seu conhecimento, para que nos cursos técnicos em que estão inseridos estes alunos, sejam utilizadas as práticas pedagógicas aplicadas, a fim de garantir o êxito e a permanência deste aluno no curso. A necessidade de identificar alunos que se enquadram como sujeitos da Educação de Jovens e Adultos - EJA é necessária para que ações possam ser tomadas, com o objetivo de fornecer ao aluno opções de aprendizagem diferenciada e atender o estabelecido pelo Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos-PROEJA. Este estudo foi aplicado aos estudantes da EJA, ou seja, às turmas regulares do Centro de Educação de Jovens e AdultosCEJA da cidade de Canoinhas. O procedimento para obtenção dos dados para este estudo foi a aplicação de um questionário que forneceu informação suficiente para atingir o principal objetivo deste trabalho. Foi possível extrair informações do questionário que levaram a conhecer as principais razões que motivam os sujeitos da EJA a buscar a capacitação técnica. Sendo a principal razão, a esperança de um futuro melhor, este motivo foi definido através da necessidade de um emprego melhor, salário maior e melhores condições para a família. Este trabalho também englobou aspectos relacionados aos motivos que levaram o sujeito da EJA a desistir do estudo, sendo que o principal motivo levantado como a maior razão para a evasão foi a necessidade de trabalho, portanto a priorização do trabalho sobre a educação. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Sujeitos da EJA pt_BR
dc.subject Êxito e Permanência pt_BR
dc.subject EJA pt_BR
dc.subject Curso técnico profissionalizante pt_BR
dc.subject PROEJA pt_BR
dc.subject Canoinhas pt_BR
dc.title Razões que levaram os alunos da EJA a se profissionalizar através do ingresso em cursos técnicos pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
dc.type Article pt_BR
local.institution.discipline Especialização Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA pt_BR
local.institution.campus cerfead pt_BR
local.institution Instituto Federal de Santa Catarina pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta