dc.contributor.advisor |
Morari, Delma Cristiane |
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dc.contributor.author |
Costa, Edilson Mario da |
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dc.date.accessioned |
2019-05-03T16:31:22Z |
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dc.date.available |
2019-05-03T16:31:22Z |
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dc.date.issued |
2017 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/645 |
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dc.description.abstract |
Este trabalho objetiva avaliar a estrutura viária dos acessos para travessias de pedestres na BR 101 entre os quilômetros 0 e 110,4 em Santa Catarina e buscar medidas que possam melhorar a segurança desses acessos e reduzir os acidentes do tipo atropelamento de pedestre. Verificou-se que o período noturno, a iluminação deficiente, a idade avançada dos pedestres e a deficiência de acessos para travessias seguras, aliados ao desrespeito às leis de trânsito pelos usuários da via, potencializam esse tipo de ocorrência. Para reduzir os atropelamentos foram propostas quatro medidas de engenharia: passarelas - implantar uma passarela em local necessário e interligar as barreiras de contenção do canteiro central de outras quatro; ponte – instalar calçadas e iluminação pública em passagem inferior; passagens inferiores - instalar iluminação pública e drenagem; viadutos - implantar faixas elevadas para travessia de pedestres nos viadutos de maior fluxo, além de outras melhorias na segurança viária. |
pt_BR |
dc.language.iso |
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pt_BR |
dc.subject |
Travessias de pedestres |
pt_BR |
dc.subject |
Atropelamento de pedestre |
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dc.subject |
Estrutura viária |
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dc.title |
Relatório técnico-científico |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Travessias de pedestres - medidas para redução de atropelamentos na BR101 entre os KM 0 e 110,4 em Santa Catarina |
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dc.type |
Final Paper |
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local.institution.discipline |
Curso de Especialização lato sensu em Perícia de Acidentes de Trânsito. |
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local.institution.campus |
cerfead |
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local.institution |
Instituto Federal de Santa Catarina |
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