dc.contributor.advisor |
Kaneoya, Francisca Maria Mami |
|
dc.contributor.author |
Santos, Fábio Gonçalves dos |
|
dc.date.accessioned |
2019-05-03T17:20:37Z |
|
dc.date.available |
2019-05-03T17:20:37Z |
|
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/651 |
|
dc.description.abstract |
O trânsito brasileiro registra oficialmente mais de 43 mil mortes por ano. Os homicídios
de trânsito são um grave problema enfrentado pela sociedade moderna. As razões
pela ocorrência deste tipo de acidente são diversas, contudo, exigem a identificação
do autor culpado e sua conduta para determinar a sua responsabilização frente à
Justiça.
A legislação em vigor apresenta um modelo falho que não tem trazido de forma eficaz
e eficiente esses casos para os julgamentos e sentenças que atribuam sanção, sem
exceções, ao culpado.
A ferramenta de perícia possui rigor científico e pode ser uma opção para assistir os
julgamentos.
O desenvolvimento de um novo modelo otimizado para estes casos de homicídio ao
volante é a miscigenação entre o emprego da perícia, mudança na lei e respeito à
legalidade. Esses pilares do novo modelo podem acelerar o tempo dos julgamentos e
trazer com precisão a Justiça às partes, findando ou minimizando a impunidade
desses eventos. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Homicídio de trânsito |
pt_BR |
dc.subject |
Perícia em acidentes de trânsito |
pt_BR |
dc.subject |
Legalidade |
pt_BR |
dc.subject |
Culpa consciente |
pt_BR |
dc.title |
A perícia e a legalidade como instrumentos de assessoria judicial em persecução do fim da impunidade |
pt_BR |
dc.type |
Final Paper |
pt_BR |
local.institution.discipline |
Curso de Especialização lato sensu em Perícia de Acidentes de Trânsito. |
pt_BR |
local.institution.campus |
cerfead |
pt_BR |
local.institution |
Instituto Federal de Santa Catarina |
pt_BR |