dc.contributor.advisor |
Luca, Tiago Pirolla de |
|
dc.contributor.author |
Passos, Fernando dos |
|
dc.date.accessioned |
2019-05-03T17:25:18Z |
|
dc.date.available |
2019-05-03T17:25:18Z |
|
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/652 |
|
dc.description.abstract |
Os acidentes de trânsito envolvendo motociclistas são atualmente a maior causa de morte no trânsito brasileiro. Essa realidade é fruto do aumento da frota de motocicletas, motivada por questões financeiras e logísticas frente ao trânsito das grandes cidades. Existem diversos equipamento de segurança direcionados aos condutores de motocicletas, o capacete, no entanto, figura como o principal dispositivo utilizado pelos motociclistas. O presente relatório analisará um laudo pericial decorrente de uma colisão de uma motocicleta com um objeto estático, do qual resultou a morte da condutora e as variáveis envolvidas no uso correto do capacete. De acordo com os cálculos físicos realizados, observou-se que após efetuar manobra de frenagem a motocicleta atingiu o obstáculo a uma velocidade reduzida e a vítima foi lançada ao solo. Diante da baixa velocidade de colisão, foi levantada a hipótese de que o uso inadequado do capacete contribui diretamente para o resultado morte, haja vista que nas condições do acidente um equipamento em corretas condições de uso poderia ter evitado o óbito. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Acidente de trânsito |
pt_BR |
dc.subject |
Laudo pericial |
pt_BR |
dc.subject |
Motocicleta |
pt_BR |
dc.subject |
Uso de capacete |
pt_BR |
dc.title |
Análise das consequências do uso incorreto do capacete como contribuinte para o resultado morte no acidente de trânsito |
pt_BR |
dc.type |
Technical Report |
pt_BR |
local.institution.discipline |
Curso de Especialização lato sensu em Perícia de Acidentes de Trânsito. |
pt_BR |
local.institution.campus |
cerfead |
pt_BR |
local.institution |
Instituto Federal de Santa Catarina |
pt_BR |