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O objetivo deste trabalho de conclusão é analisar o número de acidentes de trânsito que resultaram em mortes no local do evento no trecho sul da Br 101 em Santa Catarina, entre os municípios de Paulo Lopes e Passo de Torres, no período de três anos antes e três anos após as obras de duplicação da rodovia e também os tipos de acidentes que provocaram estas mortes para analisar eventual mudança de perfil, também são objetivos a determinação dos horários com maior prevalência de sinistros, bem como os locais concentradores dos acidentes, medidas de engenharia de baixo custo, de fiscalização por parte dos órgãos responsáveis e educativas também estão no contexto para diminuir o número de óbitos por conta de acidentes de trânsito, que assim como em todo o Brasil, também é um problema bastante grave neste trecho da rodovia. Na fundamentação teórica foram tratados temas como definição, tipos, causas e fatores contribuintes de acidentes de trânsito, importância da coleta de dados estatísticos para a segurança no trânsito e os principais desafios para a diminuição do número de acidentes de trânsito com mortes, além de medidas preventivas. A metodologia para obtenção dos objetivos foi a de utilizar dados retirados dos Boletins de Acidente de Trânsito da PRF e ordená-los em tabelas para auxiliar a obtenção de resultados satisfatórios. |
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