dc.contributor.advisor |
Luca, Tiago Pirolla de |
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dc.contributor.author |
Pereira, Manoel Antunes |
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dc.date.accessioned |
2019-05-10T18:10:24Z |
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dc.date.available |
2019-05-10T18:10:24Z |
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dc.date.issued |
2017 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/690 |
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dc.description.abstract |
Estudo sobre a influência da curva horizontal na ocorrência de acidentes de trânsito, motivado pela necessidade de conhecer os princípios físicos atuantes nos movimentos circulares de veículos em trânsito sobre essas curvas e assim munir com informações os agentes públicos na investigação das causas de acidentes que venham a ocorrer sobre tais curvas. Tendo por base levantamentos bibliográficos sobre construção de curvas horizontais, descrevendo os tipos existentes, bem como os elementos que compõe essas construções, conhecimentos de física aplicada ao movimento circular, no qual constata-se que o raio da curva, a configuração mecânica do veículo e a velocidade como as variáveis principais. No final se verifica que a velocidade é variável a ser analisada como determinante para que a influência da curva seja preponderante. Buscando assim estabelecer um limite na qual essa variável seja inócua tornando essa influência também inócua, ensejando em um trânsito com condição equilibrada para que não ocorra o acidente. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Curva horizontal |
pt_BR |
dc.subject |
Velocidade limite |
pt_BR |
dc.subject |
Condição de equilíbrio |
pt_BR |
dc.title |
Curvas horizontais e a influência para acidentes de trânsito |
pt_BR |
dc.type |
Technical Report |
pt_BR |
local.institution.discipline |
Curso de Especialização lato sensu em Perícia de Acidentes de Trânsito. |
pt_BR |
local.institution.campus |
cerfead |
pt_BR |
local.institution |
Instituto Federal de Santa Catarina |
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