dc.contributor.advisor |
Spessatto, Marizete Bortolanza |
|
dc.contributor.author |
Pereira, Nilson Cesar do Nascimento |
|
dc.date.accessioned |
2019-05-13T18:34:19Z |
|
dc.date.available |
2019-05-13T18:34:19Z |
|
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/710 |
|
dc.description.abstract |
O presente trabalho aborda, sob a forma de um processo de observação/intervenção, as relações entre as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos docentes e os índices de permanência e êxito nas turmas do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) no campus Itaperuna do Instituto Federal Fluminense. Na análise, é feito, por amostragem, um comparativo entre ações docentes na área técnica e de humanidades, visando discorrer sobre as especificidades das ações pedagógicas nessa modalidade de ensino. Os resultados demonstram a eficácia das mudanças de prática ocorrida no campus ao longo de um processo conjunto de formação e reforçam a tese de que várias formas inovadoras no trato pedagógico são importantíssimas nesse processo de formação acadêmica |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
PROEJA |
pt_BR |
dc.subject |
Permanência e êxito |
pt_BR |
dc.subject |
Prática Pedagógica |
pt_BR |
dc.title |
Práticas pedagógicas e proeja: |
pt_BR |
dc.title.alternative |
um estudo de caso no IFF - Itaperuna |
pt_BR |
dc.type |
Final Paper |
pt_BR |
local.institution.discipline |
Curso de Especialização em formação pedagógica para a docência na educação profissional e tecnológica |
pt_BR |
local.institution.campus |
cerfead |
pt_BR |
local.institution.department |
Cerfeard |
pt_BR |
local.institution |
INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA |
pt_BR |