dc.contributor.advisor |
Wollinger, Paulo Roberto |
|
dc.contributor.author |
Cúnico, Lucas Mondardo |
|
dc.date.accessioned |
2019-05-13T19:46:33Z |
|
dc.date.available |
2019-05-13T19:46:33Z |
|
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/721 |
|
dc.description.abstract |
Este trabalho de conclusão de curso apresenta contribuições para execução de
atividades práticas em cursos técnicos. Nos cursos técnicos, especialmente na
modalidade subsequente, existem uma grande evasão e insucesso. Alguns dos
desafios a prática docente estão carência de conhecimentos prévios, a promoção do
engajamento dos discentes, resinificação dos conteúdos escolares e uma
diversidade cultural, ritmos e habilidades. As atividades propostas neste trabalho
visam aumentar a correlação entre as atividades executadas e a vida profissional
dos futuros técnicos e assim, motivar e incentivar o aluno até o término de sua
jornada discente. Utilizou-se a metodologia dos três momentos pedagógicos e dos
portfólios para elaboração de atividades práticas integradas. Estas atividades foram
executadas e acompanhadas em turmas do curso técnico em eletrotécnica do
campus Criciúma sendo as observações e conclusões relatadas neste trabalho. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Aulas Práticas |
pt_BR |
dc.subject |
Três momentos pedagógicos |
pt_BR |
dc.title |
Contribuições para planejamento de aulas práticas e roteiros de laboratório em cursos técnicos |
pt_BR |
dc.type |
Final Paper |
pt_BR |
local.institution.discipline |
Curso de Especialização em formação pedagógica para a docência na educação profissional e tecnológica |
pt_BR |
local.institution.campus |
cerfead |
pt_BR |
local.institution.department |
Cerfeard |
pt_BR |
local.institution |
INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA |
pt_BR |