dc.contributor.advisor |
Wollinger, Paulo Roberto |
|
dc.contributor.author |
Mota, Israel da Silva |
|
dc.date.accessioned |
2019-05-13T19:50:44Z |
|
dc.date.available |
2019-05-13T19:50:44Z |
|
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/722 |
|
dc.description.abstract |
Este trabalho analisa as práticas educativas no curso técnico de edificações do
campus São Carlos do Instituto Federal de Santa Catarina, identificando os métodos
utilizados pelos professores para vincular as atividades de ensino e de aprendizado
para garantir o aprendizado dos alunos. Para que a análise fosse possível foi
proposto aos professores do referido curso que as disciplinas passassem a ser
ministradas de forma integrada. Durante o andamento das aulas foi sendo verificado
junto aos alunos como cada professor trabalhava a disciplina, e como os alunos
percebiam o trabalho docente e o próprio aprendizado. Com os resultados foi
possível avaliar se as concepções didáticas que os professores utilizavam nas aulas
eram significativas para os alunos e se havia interdisciplinaridade no curso. Foi
possível também, através de uma autoavaliação, verificar se os alunos adquiriram as
competências previstas no PPC do curso. Ao final foram feitas algumas propostas de
alterações das estratégicas pedagógicas e de uma revisão do Projeto Pedagógico
para que a qualidade do curso seja melhorada. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas Pedagógicas |
pt_BR |
dc.subject |
Interdisciplinaridade |
pt_BR |
dc.title |
Práticas educativas no curso técnico de edificações do Câmpus São Carlos |
pt_BR |
dc.type |
Final Paper |
pt_BR |
local.institution.discipline |
Curso de Especialização em formação pedagógica para a docência na educação profissional e tecnológica |
pt_BR |
local.institution.campus |
cerfead |
pt_BR |
local.institution.department |
Cerfeard |
pt_BR |
local.institution |
INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA |
pt_BR |