dc.description.abstract |
O objeto de estudo dessa pesquisa envolve as práticas pedagógicas dos docentes
de unidades curriculares técnicas e propedêuticas do curso técnico em informática
do IFSC, modalidade presencial, Câmpus Tubarão. O presente trabalho teve como
principal objetivo criar de forma institucional momentos para a socialização de
experiências pedagógicas entre o corpo docente e gestores do respectivo curso. De
forma específica, buscou-se elaborar um ambiente favorável para socializar
abordagens/estratégias de ensino previstas, adequar os períodos de atividades
pedagógicas e administrativas disponíveis no calendário acadêmico do IFSC para a
realização de troca de experiências e identificar a melhor modalidade para as
reuniões pedagógicas. Com o intuito de atingir esses objetivos, além do material
pertinente à revisão da literatura acerca de permanência, êxito, motivos intraescolares de evasão e exemplos de práticas pedagógicas, realizou-se uma pesquisa
quali/quanti, aplicada, explicativa e de levantamento, a partir da aplicação de um
questionário online com questões abertas e fechadas para docentes e outro para
discentes. Quanto ao resultado obtido nessa pesquisa, observou-se que o
compartilhamento de bons métodos/estratégias de ensino e de aprendizagem pode
influenciar na permanência dos alunos e, consequentemente, diminuir os
números/motivos intra-escolares de evasão, levando ao êxito discente. |
pt_BR |