Repositório Institucional

A influência das práticas pedagógicas na permanência e êxito dos alunos do curso técnico em informática do Câmpus Tubarão

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Wollinger, Paulo Roberto
dc.contributor.author Antunes, Alexssandro Cardoso
dc.date.accessioned 2019-05-13T19:55:06Z
dc.date.available 2019-05-13T19:55:06Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/723
dc.description.abstract O objeto de estudo dessa pesquisa envolve as práticas pedagógicas dos docentes de unidades curriculares técnicas e propedêuticas do curso técnico em informática do IFSC, modalidade presencial, Câmpus Tubarão. O presente trabalho teve como principal objetivo criar de forma institucional momentos para a socialização de experiências pedagógicas entre o corpo docente e gestores do respectivo curso. De forma específica, buscou-se elaborar um ambiente favorável para socializar abordagens/estratégias de ensino previstas, adequar os períodos de atividades pedagógicas e administrativas disponíveis no calendário acadêmico do IFSC para a realização de troca de experiências e identificar a melhor modalidade para as reuniões pedagógicas. Com o intuito de atingir esses objetivos, além do material pertinente à revisão da literatura acerca de permanência, êxito, motivos intraescolares de evasão e exemplos de práticas pedagógicas, realizou-se uma pesquisa quali/quanti, aplicada, explicativa e de levantamento, a partir da aplicação de um questionário online com questões abertas e fechadas para docentes e outro para discentes. Quanto ao resultado obtido nessa pesquisa, observou-se que o compartilhamento de bons métodos/estratégias de ensino e de aprendizagem pode influenciar na permanência dos alunos e, consequentemente, diminuir os números/motivos intra-escolares de evasão, levando ao êxito discente. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Práticas pedagógicas pt_BR
dc.subject Permanência pt_BR
dc.subject Êxito. pt_BR
dc.title A influência das práticas pedagógicas na permanência e êxito dos alunos do curso técnico em informática do Câmpus Tubarão pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.discipline Curso de Especialização em formação pedagógica para a docência na educação profissional e tecnológica pt_BR
local.institution.campus cerfead pt_BR
local.institution.department Cerfeard pt_BR
local.institution INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta