dc.contributor.advisor |
Allain, Olivier |
|
dc.contributor.author |
Schmitt, Rogério Antonio |
|
dc.date.accessioned |
2019-05-13T20:08:19Z |
|
dc.date.available |
2019-05-13T20:08:19Z |
|
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/726 |
|
dc.description.abstract |
O presente trabalho apresenta os resultados de uma investigação acerca dos Cursos Superiores de Tecnologia no período após a sua regulamentação pela Resolução CNE/CP 3/2002. O problema da pesquisa busca identificar se se houve incremento significativo na oferta e matrículas de cursos superiores de tecnologia, comparada com a oferta de bacharelados. O objetivo é de traçar um panorama atualizado dos Cursos Superiores de Tecnologia no Brasil verificando a sua evolução recente no período de 2011 a 2015; identificar os dados referentes a cursos, vagas, matrículas e ingressos em cursos superiores de tecnologia; analisar sua distribuição entre entidades públicas, privadas e na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica; comparar a evolução dos cursos superiores de tecnologia em relação aos cursos de bacharelado. A metodologia utilizada originou-se em uma pesquisa descritiva procurando identificar na forma de uma pesquisa documental, números atualizados da educação profissional de nível superior no Brasil tendo como base os cursos superiores de tecnologia. Para a coleta dos dados foram selecionadas fontes estatísticas de documentos coletadas por órgãos oficiais, e tiveram origem principalmente nos dados levantados pelo IBGE (PNAD) e pelo INEP (censo da educação superior). Após análise e classificação, os dados foram dispostos em séries estatísticas, tabelas e gráficos, permitindo visualizar a oferta de vagas e matrículas em cursos superiores de tecnologia no período pesquisado, comparando o seu relacionamento com a a evolução da ofertas dos cursos de bacharelado nas instituições públicas, privadas e na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Os dados apurados na pesquisa demonstraram que a Rede Federal tem registrado uma mudança de direção na oferta de cursos superiores, direcionando suas vagas principalmente para os cursos de bacharelado e não para os cursos superiores de tecnologia. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Educação superior |
pt_BR |
dc.subject |
Educação profissional |
pt_BR |
dc.subject |
Cursos superiores de tecnologia. |
pt_BR |
dc.title |
Cursos superiores de tecnologia - panorama da oferta no brasil e na rede federal de educação profissional, científica e tecnológica |
pt_BR |
dc.type |
Final Paper |
pt_BR |
local.institution.discipline |
Curso de Especialização em formação pedagógica para a docência na educação profissional e tecnológica |
pt_BR |
local.institution.campus |
cerfead |
pt_BR |
local.institution.department |
Cerfeard |
pt_BR |
local.institution |
INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA |
pt_BR |