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Ao longo do século XX, ocorreu a democratização da educação escolar no Brasil de modo que a legislação educacional passou a garantir o direito de acesso e permanência de todos, independentemente de classe social, idade, gênero, etnia ou deficiência. Contudo, esse direito não é cumprido em sua plenitude, em virtude dos elevados índices de repetência, infrequência e abandono escolar que ainda marcam a escolarização no país. Isso pode ser percebido de forma mais acentuada na Educação Profissional e Tecnológica e na modalidade de Educação para Jovens e Adultos. Diante desse cenário, investigou-se neste trabalho, a partir de pesquisa bibliográfica e documental, questionários estruturados quanti e qualitativos, observação participante e intervenção pedagógica, o contexto do curso Técnico em Eletromecânica Integrado ao Ensino Médio na Modalidade de Educação para Jovens e Adultos (Proeja) do Câmpus Chapecó do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), de modo a compreender os motivos do abandono e da permanência na perspectiva dos alunos e dos professores.
Realizou-se uma análise comparativa entre os dados obtidos com os sujeitos jovens e adultos do Proeja e os adolescentes do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, visando definir as semelhanças e diferenças que constituem o perfil desses alunos. Além disso, averiguaram-se os pontos de vista e os processos institucionais relativos ao acolhimento dos alunos ingressantes, promovendo discussões a respeito da temática, normalmente invisibilizada, da repetência e do abandono escolar. Por fim, são apresentados os resultados da intervenção pedagógica que indicou a necessidade de conhecer a especificidade dos alunos ingressantes, através da análise de um perfil socioeconômico, cultural e de trajetória escolar.
De modo geral, os resultados obtidos no Proeja do Câmpus Chapecó corroboraram a literatura, seja quanto aos principais fatores de abandono estarem relacionados a causas intraescolares ou a fatores ligados a condição de alunos jovens e adultos trabalhadores e provenientes de grupos socialmente excluídos, seja quanto ao perfil que apresentaram. Contudo, perceberam se diferenças relevantes entre os estudantes de outros cursos e mesmo de turmas diferentes, portanto, fica evidente a necessidade de conhecer melhor os ingressantes a cada semestre e realizar um processo de acolhimento e de prevenção ativa às causas da reprovação, da infrequência e do abandono. |
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