Repositório Institucional

O fenômeno da repetência em um curso técnico integrado ao ensino médio:

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Viella, Maria dos Anjos
dc.contributor.author Rodrigues, Fernanda Fernandes
dc.date.accessioned 2019-05-14T16:11:44Z
dc.date.available 2019-05-14T16:11:44Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/742
dc.description.abstract A presente pesquisa qualitativa teve como objetivo verificar as causas do fenômeno da repetência em um Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em um Câmpus em implantação da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Além disso, também se buscou analisar o que já tem sido realizado para enfrentar esta problemática. Foram aplicados questionários com os diversos segmentos (gestão escolar, equipe pedagógica, docentes e discentes), totalizando 27 sujeitos. Verificouse que ainda se tem a cultura de que é o aluno repetente o responsável pelo seu fracasso, visto que ele é “desinteressado”, “não tem o hábito de estudos” e ingressou no Ensino Médio “despreparado”. Sabe-se, contudo, que esta cultura da exclusão se reproduz e se alimenta a partir da repetência, prática esta materializada por décadas. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Repetência Escolar pt_BR
dc.subject Fracasso Escolar pt_BR
dc.subject Educação Profissional e Tecnológica pt_BR
dc.title O fenômeno da repetência em um curso técnico integrado ao ensino médio: pt_BR
dc.title.alternative desafios e possíveis intervenções pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.discipline Curso de Especialização em formação pedagógica para a docência na educação profissional e tecnológica pt_BR
local.institution.campus cerfead pt_BR
local.institution.department Cerfeard pt_BR
local.institution INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta