dc.contributor.advisor |
Viella, Maria dos Anjos |
|
dc.contributor.author |
Rodrigues, Fernanda Fernandes |
|
dc.date.accessioned |
2019-05-14T16:11:44Z |
|
dc.date.available |
2019-05-14T16:11:44Z |
|
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/742 |
|
dc.description.abstract |
A presente pesquisa qualitativa teve como objetivo verificar as causas do fenômeno
da repetência em um Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em um Câmpus em
implantação da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Além disso,
também se buscou analisar o que já tem sido realizado para enfrentar esta
problemática. Foram aplicados questionários com os diversos segmentos (gestão
escolar, equipe pedagógica, docentes e discentes), totalizando 27 sujeitos. Verificouse que ainda se tem a cultura de que é o aluno repetente o responsável pelo seu
fracasso, visto que ele é “desinteressado”, “não tem o hábito de estudos” e
ingressou no Ensino Médio “despreparado”. Sabe-se, contudo, que esta cultura da
exclusão se reproduz e se alimenta a partir da repetência, prática esta materializada
por décadas. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Repetência Escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Fracasso Escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Profissional e Tecnológica |
pt_BR |
dc.title |
O fenômeno da repetência em um curso técnico integrado ao ensino médio: |
pt_BR |
dc.title.alternative |
desafios e possíveis intervenções |
pt_BR |
dc.type |
Final Paper |
pt_BR |
local.institution.discipline |
Curso de Especialização em formação pedagógica para a docência na educação profissional e tecnológica |
pt_BR |
local.institution.campus |
cerfead |
pt_BR |
local.institution.department |
Cerfeard |
pt_BR |
local.institution |
INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA |
pt_BR |