| dc.contributor.advisor | Viella, Maria dos Anjos | |
| dc.contributor.author | Rodrigues, Fernanda Fernandes | |
| dc.date.accessioned | 2019-05-14T16:11:44Z | |
| dc.date.available | 2019-05-14T16:11:44Z | |
| dc.date.issued | 2017 | |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/742 | |
| dc.description.abstract | A presente pesquisa qualitativa teve como objetivo verificar as causas do fenômeno da repetência em um Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em um Câmpus em implantação da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Além disso, também se buscou analisar o que já tem sido realizado para enfrentar esta problemática. Foram aplicados questionários com os diversos segmentos (gestão escolar, equipe pedagógica, docentes e discentes), totalizando 27 sujeitos. Verificouse que ainda se tem a cultura de que é o aluno repetente o responsável pelo seu fracasso, visto que ele é “desinteressado”, “não tem o hábito de estudos” e ingressou no Ensino Médio “despreparado”. Sabe-se, contudo, que esta cultura da exclusão se reproduz e se alimenta a partir da repetência, prática esta materializada por décadas. | pt_BR | 
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR | 
| dc.subject | Repetência Escolar | pt_BR | 
| dc.subject | Fracasso Escolar | pt_BR | 
| dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR | 
| dc.title | O fenômeno da repetência em um curso técnico integrado ao ensino médio: | pt_BR | 
| dc.title.alternative | desafios e possíveis intervenções | pt_BR | 
| dc.type | Final Paper | pt_BR | 
| local.institution.discipline | Curso de Especialização em formação pedagógica para a docência na educação profissional e tecnológica | pt_BR | 
| local.institution.campus | cerfead | pt_BR | 
| local.institution.department | Cerfeard | pt_BR | 
| local.institution | INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA | pt_BR |