dc.description.abstract |
Diante do cenário de desigualdade, enfrentado pelas mulheres, o governo
brasileiro investiu em algumas políticas públicas, mediante pressão do
movimento feminista, nas suas diferentes vertentes. Essas políticas buscam a
inclusão da mulher nos diversos aspectos. Como exemplo dessas ações,
podemos citar o programa “Mulheres Sim”, ofertado pelo Instituto Federal de
Santa Catarina. Esse programa é destinado a mulheres maiores de dezoito
anos e em situação de vulnerabilidade social. Diante do exposto, o objetivo
deste trabalho foi discutir a contribuição do curso de Educação e Gênero, que
integra o programa “Mulheres Sim”, na inclusão de mulheres em situação de
vulnerabilidade social. Para tanto, partimos de uma análise do PPC do curso,
utilizando como base as teorias e estudos de gênero, construídas ao longo das
últimas décadas, de forma a esclarecer qual é o real objetivo do Instituto
Federal de Santa Catarina, em relação à oferta do programa. Com isso, foi
possível observar que o PPC do programa necessita ser readequado em
alguns aspectos, se o objetivo é realmente a inclusão social da mulher. |
pt_BR |