Repositório Institucional

Reflexões sobre a gestão democrática e participativa na educação profissional e tecnológica de ensino médio

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Silva, Priscilla Juliana da
dc.contributor.author Ribeiro, Rosimere Corrêa
dc.date.accessioned 2019-05-16T20:41:05Z
dc.date.available 2019-05-16T20:41:05Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/790
dc.description.abstract Este projeto de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) aborda o tema Gestão Escolar em uma Escola de Ensino Médio Profissionalizante e possui como objetivos analisar o processo de execução do plano gestor na Educação Profissional e identificar as concepções e práticas na gestão escolar em relação aos pais, professores e alunos. Para isso, é preciso identificar as concepções e práticas na atual gestão, assim como verificar e propor melhorias nas propostas do plano gestor, levando em consideração concepções da gestão escolar que servirão de embasamento teórico. Como referências da pesquisa serão utilizados alguns teóricos, como: Libâneo (2003; 2004); Luck (2010); Paro (2002); Tavares (2009); Vieira (2002) e outros, que discutem sobre a prática da gestão escolar. Considera-se que os princípios da elaboração das propostas devem ser democratizados pelo gestor, o qual deve estar sabendo das reais necessidades que a escola vive, e com isso desenvolver suas propostas. Entretanto, a realidade nem sempre reflete um processo democrático, pois os desafios para desenvolver a gestão democrática na escola são inúmeros, o que leva a um projeto irreal, baseado em suposições de índices internos e externos. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Educação Profissional e Tecnológica pt_BR
dc.subject Gestão Escolar pt_BR
dc.subject Gestão Democrática pt_BR
dc.title Reflexões sobre a gestão democrática e participativa na educação profissional e tecnológica de ensino médio pt_BR
dc.type Article pt_BR
local.institution.discipline Curso de Especialização lato sensu em Formação Pedagógica para a Docência na Educação Profissional e Tecnológica pt_BR
local.institution.campus cerfead pt_BR
local.institution.department Cerfead pt_BR
local.institution Instituto Federal de Santa Catarina pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta