dc.contributor.advisor |
Dalpério, Adilson Briguenti |
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dc.contributor.author |
Moretto, Vinicius Alencar |
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dc.date.accessioned |
2019-05-17T12:25:53Z |
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dc.date.available |
2019-05-17T12:25:53Z |
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dc.date.issued |
2017 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/796 |
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dc.description.abstract |
Considerada a nona causa de mortes em todo o mundo, os acidentes de trânsito
matam mais de 1,3 milhão de pessoas e ferem entre 20 a 50 milhões por ano. De
acordo com estudos e relatórios da Organização das Nações Unidas (ONU), a
redução da violência no trânsito está intimamente ligada a cinco aspectos:
engenharia das vias, educação para o trânsito, incremento da fiscalização, punição
administrativa e criminal e os primeiros socorros. O projeto da Década de Ação pela
Segurança no Trânsito (2011-2020), instituída pela ONU, tem como meta a
diminuição de 50% nos índices de lesões e de fatalidades nas vias de todo o mundo.
Considerando estes aspectos e as estatísticas nacionais e regionais no âmbito do
estado de Santa Catarina, pretende-se verificar o impacto dessas políticas públicas
adotadas nas rodovias federais de Santa Catarina, políticas inovadoras e seu
diferencial e, por fim, estabelecer uma linha comparativa entre essas ações no Brasil
e nos países considerados desenvolvidos. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Organização das Nações Unidas |
pt_BR |
dc.subject |
Violência no trânsito |
pt_BR |
dc.subject |
Década de Ação pela Segurança no Trânsito. |
pt_BR |
dc.title |
Políticas públicas e os principais pilares para a redução e evitabilidade de acidentes |
pt_BR |
dc.type |
Final Paper |
pt_BR |
local.institution.discipline |
Curso de Especialização lato sensu em Perícia de Acidentes de Trânsito |
pt_BR |
local.institution.campus |
cerfead |
pt_BR |
local.institution |
Instituto Federal de Santa Catarina |
pt_BR |