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Os acidentes de trânsito no Brasil matam cerca de 40 mil pessoas todos os anos. Só em rodovias, esses acidentes, além de causar milhares de mortes, causam prejuízos econômicos maiores que R$ 35.000.000.000,00 todos os anos. Esses acidentes originam-se de vários fatores, entre estes, vislumbramos e analisamos aqui nesse estudo de campo, o do comportamento do condutor quanto à obediência diante da sinalização vertical fixada próxima às curvas comuns de acidentes na rodovia BR 282, escolhidas dentre às existentes no trecho que vai das cidades de Águas Mornas até Alfredo Wagner em Santa Catarina, Brasil. Sendo localizadas nos quilômetros 46, 72, 87 e 89 da citada rodovia. Para tal estudo foi operacionalizado, manualmente e de forma velada, um radar fotográfico à laser, LASER TECH modelo LTI 20/20 TRUCAM, em ambiente noturno, em dias distintos. Através do equipamento foram captadas as velocidades operacionais de fluxo livre instantâneas de 933 veículos, distintos entre leves e pesados, e comparadas à velocidade regulamentar de cada local analisado. Concluindo que quanto ao comportamento dos condutores de veículos leves, nas curvas em declive (faixa mais perigosa) sinalizadas para velocidade máxima de 40 km/h, todos, 100%, não respeitaram à indicação de velocidade. Já para veículos pesados, considerando-se a máxima e a mínima velocidade a ser respeitada, no máximo 35% obedeceram à regulamentação imposta para o trecho em curva. |
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