dc.contributor.advisor |
Luca, Tiago Pirolla de |
|
dc.contributor.author |
Siquela, Rafael José |
|
dc.date.accessioned |
2019-05-17T18:02:30Z |
|
dc.date.available |
2019-05-17T18:02:30Z |
|
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/835 |
|
dc.description.abstract |
A produção e a venda de motocicletas aumentou no Brasil nos últimos anos, tornando esse veículo um dos mais presentes nas vias do país. Ocorre que esse veículo possui características que o tornam muito frágeis e deixam seus ocupantes muito expostos aos riscos da violência do trânsito. É possível constatar essa situação quando olhamos para os números de mortos e feridos decorrentes de acidentes de trânsito. O percentual de motocicletas envolvidas nesses eventos é muito alto. A utilização correta do capacete reduz consideravelmente a gravidade das lesões decorrentes desse tipo de acidente. O uso incorreto do capacete muitas vezes não flagrado pelos agentes de fiscalização e não fica registrado com a devida atenção nos boletins de acidente de trânsito e laudos periciais. Dessa forma, sugere- se a adequação da legislação de trânsito referente ao uso incorreto do capacete e o detalhamento das condições do uso deste equipamentos nos acidentes no levantamento do local, possibilitando a formação de um banco de dados para otimizar o planejamento operacional. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Capacete |
pt_BR |
dc.subject |
Motocicletas |
pt_BR |
dc.subject |
Acidentes |
pt_BR |
dc.title |
Relatório técnico-científico |
pt_BR |
dc.title.alternative |
especificação da utilização e das condições dos equipamentos de segurança de motociclistas na elaboração do laudo pericial |
pt_BR |
dc.type |
Technical Report |
pt_BR |
local.institution.discipline |
Curso de Especialização lato sensu em Perícia de Acidentes de Trânsito |
pt_BR |
local.institution.campus |
cerfead |
pt_BR |
local.institution |
Instituto Federal de Santa Catarina |
pt_BR |