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A introdução de temas em aulas de física

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dc.contributor.advisor Luiz Henrique Martins Arthury
dc.contributor.author Milani, Iankie Gabriel
dc.date.accessioned 2019-05-27T17:05:11Z
dc.date.available 2019-05-27T17:05:11Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/852
dc.description.abstract O presente trabalho é uma pesquisa em Ensino de Física, de caráter qualitativo, que objetivou investigar relações que podem ser estabelecidas entre os modos com que os professores de Física se utilizam das concepções prévias em aulas introdutórias de temas e os objetivos de aprendizagem do professor. Este trabalho faz um breve resgate da influência da teoria Construtivista no Ensino de Ciências desde a década 1970, entendendo como principais contribuições evidenciadas pelo Construtivismo, dois aspectos: a importância das concepções prévias e o papel ativo do aprendiz no processo de ensino-aprendizagem. Um dos desdobramentos do movimento das concepções prévias foi um modelo de ensino denominado de mudança conceitual. Tal modelo advoga que o estudante deve abandonar sua concepção prévia, quando conflitante com o saber da Ciência, em detrimento do conhecimento científico. Em meados da década 1990, Mortimer (1996), ao criticar o modelo de mudança conceitual, entendendo que o modelo apresenta inconsistências pedagógicas e epistemológicas, propõe o modelo de perfil conceitual. No modelo de Mortimer, objetiva-se que o estudante aprenda a concepção científica sem necessariamente abandonar sua concepção prévia. Nesse modelo, o estudante deve fazer uso dos saberes da Ciência quando o contexto exigir. Partindo deste referencial, esse trabalho se propôs a identificar as maneiras com que os professores de Física introduzem temas e as formas que fazem uso das concepções prévias dos estudantes. De modo específico, categorizou-se os professores nos modelos de mudança conceitual e perfil conceitual, de acordo com seus objetivos de aprendizagem. Para isso, foi aplicado um questionário com 7 professores de Física atuantes no Ensino de Médio de Jaraguá do Sul ¿ SC. Destes, foram selecionados 4 professores que indicaram se importar com as concepções prévias durante o processo de ensino- aprendizagem. A coleta de informações se deu através de entrevistas semiestruturas realizadas junto aos 4 sujeitos de pesquisa. Após a coleta e análise das informações foi possível evidenciar que as aulas introdutórias de temas dos 4 professores convergem para um debate que visa relacionar o novo assunto trabalhado com o dia a dia dos estudantes. Também, identificou-se que os professores pensam ser possível evidenciar as concepções prévias, dos estudantes, através da experiência profissional e de pesquisas que se preocupam com tal levantamento, e não só por solicitação direta aos estudantes. Pôde-se categorizar todos os professores no modelo de perfil conceitual, com exceção de um que foi categorizado tanto no modelo de perfil conceitual, quanto no modelo de mudança conceitual. Outro fato evidenciado por este estudo é o indicativo de que as aulas introdutórias de temas são moldadas pelos objetivos de aprendizagem do professor. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Ensino de física pt_BR
dc.subject Física - aprendizagem pt_BR
dc.title A introdução de temas em aulas de física pt_BR
dc.title.alternative utilização das concepções prévias nos modelos de mudança conceitual e perfil conceitual pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.discipline Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Física pt_BR
local.institution.campus jar pt_BR
local.institution Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina pt_BR


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