Repositório Institucional

Análise acerca do enfoque de ciência, tecnologia, sociedade e ambiente na base nacional comum curricular

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Cardozo, Elson Quil
dc.contributor.author Nasário, Ronaldo Galdin
dc.date.accessioned 2019-05-28T17:12:47Z
dc.date.available 2019-05-28T17:12:47Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/854
dc.description.abstract Com a aprovação da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), vários questionamentos têm povoado o dia a dia dos educadores. Um deles é o objeto principal dessa pesquisa: avaliar a presença dos conceitos formadores na área de ciências segundo a abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Usando como metodologia a pesquisa qualitativa com análise documental, esse trabalho busca investigar o aparecimento de forma direta ou indireta, dos conceitos pertinentes a esse enfoque, nas exigências curriculares mínimas da educação básica escolar. A pesquisa, explora de forma minuciosa, não apenas a citação direta das competências e habilidades exigidas no documento BNCC, mas também, as preocupações derivadas dos conceitos requeridos no enfoque CTSA presentes em todas as áreas e em todos os níveis presentes na proposta, concluindo que sua presença se fortalece justamente na área mais afim: o ensino de ciências. Por fim, busca-se comparar a frequência do aparecimento desses conceitos, tanto na forma direta quanto indireta, inferindo opiniões ancoradas nas bases teóricas trabalhadas em sua fundamentação, acerca das quatro grandes áreas formadoras da abordagem metodológica CTSA no ensino de ciências. Dessa primeira análise e inferência, podem surgir novas pesquisas, que venham a esmiuçar ainda mais a preocupação dos diversos atores envolvidos na preparação da BNCC, com as metodologias necessárias para trabalhar nesses novos tempos da tecnologia da informação e da comunicação. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Base nacional comum curricular pt_BR
dc.subject Ensino de ciências pt_BR
dc.title Análise acerca do enfoque de ciência, tecnologia, sociedade e ambiente na base nacional comum curricular pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.discipline Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Física pt_BR
local.institution.campus jar pt_BR
local.institution Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta