dc.description.abstract |
Com a aprovação da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), vários questionamentos têm povoado o dia a dia dos educadores. Um deles é o objeto principal dessa pesquisa: avaliar a presença dos conceitos formadores na área de ciências segundo a abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Usando como metodologia a pesquisa qualitativa com análise documental, esse trabalho busca investigar o aparecimento de forma direta ou indireta, dos conceitos pertinentes a esse enfoque, nas exigências curriculares mínimas da educação básica escolar. A pesquisa, explora de forma minuciosa, não apenas a citação direta das competências e habilidades exigidas no documento BNCC, mas também, as preocupações derivadas dos conceitos requeridos no enfoque CTSA presentes em todas as áreas e em todos os níveis presentes na proposta, concluindo que sua presença se fortalece justamente na área mais afim: o ensino de ciências. Por fim, busca-se comparar a frequência do aparecimento desses conceitos, tanto na forma direta quanto indireta, inferindo opiniões ancoradas nas bases teóricas trabalhadas em sua fundamentação, acerca das quatro grandes áreas formadoras da abordagem metodológica CTSA no ensino de ciências. Dessa primeira análise e inferência, podem surgir novas pesquisas, que venham a esmiuçar ainda mais a preocupação dos diversos atores envolvidos na preparação da BNCC, com as metodologias necessárias para trabalhar nesses novos tempos da tecnologia da informação e da comunicação. |
pt_BR |