dc.description.abstract |
A sondagem sobre a implicação da formação inicial no ensino de astronomia tem como objetivo verificar se existe uma possível ligação entre a insuficiência do ensino de astronomia, no ensino médio, com uma formação inicial deficitária de professores. A pesquisa desenvolvida foi qualitativa exploratória. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada, com a elaboração de um formulário roteiro para guiar a entrevista. Aplicou-se a entrevista com uma amostra de professores de física da região de Jaraguá do Sul. Para a análise da formação inicial utilizou-se como parâmetro de IES a serem pesquisadas, aquelas em que os entrevistados formaram-se. A sondagem feita sobre a implicância da formação inicial dos professores e o ensino de astronomia indicou que a formação inicial é o momento mais oportuno na vida profissional do docente para adquirir tanto conhecimentos de astronomia quanto de discutir metodologias do ensino de astronomia. A maioria das IES pesquisadas oferecem a disciplina de astronomia como componente obrigatório. Porém, a pesquisa revelou que os entrevistados sentem a falta de momentos de discussão sobre metodologias do ensino de astronomia em sua formação inicial. O que pode sim estar ligado a insuficiência do ensino de astronomia no ensino médio, visto que se o profissional não teve ou não adquiriu suficientes conhecimentos sobre a astronomia, tanto os conhecimentos quanto os saberes pedagógicos, dificilmente este profissional ensinará astronomia ou quando o faz, é de forma tímida não sendo capaz de atender as previsões do PCN+ para o tema estruturador universo, terra e vida |
pt_BR |