dc.contributor.advisor |
Hellmann, Risolete Maria |
|
dc.contributor.author |
Sousa, Antônio Fillippe de |
|
dc.date.accessioned |
2019-06-14T12:11:09Z |
|
dc.date.available |
2019-06-14T12:11:09Z |
|
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/872 |
|
dc.description |
ABSTRACT:
Even with the increase of communication in all branches of big enterprises, this issue was not incorporated as a
strong influencing factor in the internal quality of administration in hotel business. This work seeks to emphasize
the importance of the internal communication for the development of hotel activities, through a case study in the
routine of a specific venture using field information and the application of a questionnaire, answered by hotel
workers involved in their daily routine. The problems raised by the lack of strategic planning regards the
research topic, point to some fundamental issues for the development of a strategic management of
communication. The results showed that the elaboration of a plan for internal communication was not a concern,
in her investigated context and that this lack of projection ends up transforming daily tasks in challenges,
creating interaction difficulties among sectors and employees.
KEY WORDS: Hospitality; Internal communication; Communication Strategies. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Mesmo com a ascensão da comunicação em todos os ramos dos grandes empreendimentos, na hotelaria não
houve a incorporação desse tema como forte influenciador na qualidade da gestão e administração interna. Esse
trabalho busca acentuar a importância da comunicação interna para o desenvolvimento das atividades hoteleiras,
através de um estudo de caso estruturado na rotina de um empreendimento específico por meio de informações
colhidas em campo e aplicação de um questionário entre os envolvidos na rotina diária do Oscar Hotel.
Levantando os problemas inerentes a falta de planejamento estratégico no que diz respeito ao tema, podemos
apurar algumas questões fundamentais para o desenvolvimento de uma gestão estratégica da comunicação. Os
resultados mostram que em nenhum momento a elaboração de um plano de comunicação interna foi levada em
conta e que essa falta de projeções acaba transformando tarefas corriqueiras em desafios, criando inclusive
dificuldades de convivência entre setores e trabalhadores. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Hotelaria; Comunicação Interna; Estratégias de Comunicação |
pt_BR |
dc.title |
Estratégias de comunicação interna na hotelaria |
pt_BR |
dc.title.alternative |
O CASO DO OSCAR HOTEL |
pt_BR |
dc.type |
Final Paper |
pt_BR |
local.institution.discipline |
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM HOTELARIA |
pt_BR |
local.institution.campus |
cte |
pt_BR |
local.institution |
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA |
pt_BR |