dc.description.abstract |
Hostels ou albergues são meios de hospedagem com acomodações simples e diárias mais
baratas que os hotéis tradicionais, compostos por quartos coletivos com camas ou beliches e,
em alguns casos, quartos privativos para casal. Além disso, dispõem de cozinha, lavanderia e
banheiros coletivos. No Brasil, os primeiros albergues surgiram na década de 1960, no Rio de
Janeiro e São Paulo, e houve forte crescimento do segmento a partir dos anos 2000. Este
estudo objetivou caracterizar a oferta dos hostels no mercado turístico de Florianópolis, no
que se refere à: distribuição geográfica, oferta de produtos e serviços, tempo no mercado, bem
como descrever o perfil dos empreendedores. Para tanto, foi realizada a pesquisa aplicada que
se configura como bibliográfica e de campo, com caráter exploratório e descritivo, e
abordagem qualitativa. Os resultados apontam para o aumento significativo do mercado de
hostels em Florianópolis na última década, com alta diversidade de produtos e serviços
oferecidos, sendo hoje 1147 leitos divididos em várias categorias, identificados na
amostragem estudada nesta pesquisa. A maioria dos empreendimentos funciona ao longo do
ano e está segmentada em vários nichos, atendendo a públicos diversos. Os empreendedores
estrangeiros e brasileiros normalmente são os gestores atuais e apontam para dificuldades
como ocupação por sazonalidade e falta de apoio do poder público |
pt_BR |