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A atuação do técnico em assuntos educacionais e a proximidade com a função do pedagogo:

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dc.contributor.advisor Raymundo, Gislene Miotto Catolino
dc.contributor.author Linkowski, Juliete Alves dos Santos
dc.date.accessioned 2019-08-29T18:28:22Z
dc.date.available 2019-08-29T18:28:22Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1143
dc.description ProfEPT - 2019 pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa de natureza aplicada, realizada com Gestores, Técnicos em Assuntos Educacionais e Pedagogos de 8 câmpus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) tem como objetivo principal pesquisar as possibilidades de integração entre o cargo de Técnico em Assuntos Educacionais (TAE) e de Pedagogo, considerando que há uma proximidade na descrição das atribuições de ambos. A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) tem sua especificidade e portanto exige-se assim que os agentes, sobretudo que ajudam a conduzir os processos de gestão do ensino atuem nesse contexto, compreendendo toda a importância das relações com o trabalho, considerado central na EPT. O TAE e o Pedagogo podem atuar de forma mais integrada, visto que suas atividades são semelhantes. Constatou-se nesta pesquisa, a partir dos dados analisados, que uma integração é possível e necessária, e o caminho para essa realidade está centrado no diálogo, na atitude de cumplicidade e no planejamento coletivo. A partir dos estudos, principalmente de Fazenda (2011), Luck (2013), sobre integração, de Libâneo (2010) sobre a necessidade dos especialistas, bem como das discussões de Barato (2015), Allain; Wollinger e Moraes (2017) sobre as concepções de Educação profissional, esta pesquisa foi desenvolvida até a elaboração do produto educacional que resultou num Guia de sugestões de atividades para um trabalho integrado entre TAE e Pedagogo. Os resultados apontam para uma confirmação da proximidade dos cargos, sobretudo nos setores pedagógicos. Verificou-se ainda que as principais atividades possíveis de uma integração podem ser elencadas em 4 principais temas abrangentes: acompanhamento discente, acompanhamento docente, conselhos de classe e reunião de pais. Estes temas, resultantes da investigação realizada, são sugestões de atividades para se pensar os planejamentos coletivos e assim possibilitar o início de um trabalho integrado, mas também direcionam as atividades dos TAEs e Pedagogos para aperfeiçoamento de trabalhos futuros, a partir do Guia elaborado como Produto educacional, o que poderá ser experimentado e avaliado pelos demais câmpus da rede e assim despertar o interesse pela exploração da pesquisa nesta área. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Técnico em Assuntos Educacionais pt_BR
dc.subject Pedagogo pt_BR
dc.subject Trabalho Integrado pt_BR
dc.subject Educação Profissional e Tecnológica pt_BR
dc.title A atuação do técnico em assuntos educacionais e a proximidade com a função do pedagogo: pt_BR
dc.title.alternative possibilidades de uma integração pt_BR
dc.type Dissertation pt_BR
local.institution.discipline Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional pt_BR
local.institution.campus cerfead pt_BR
local.institution Instituto Federal de Santa Catarina pt_BR


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