dc.description.abstract |
Esta pesquisa de natureza aplicada, realizada com Gestores, Técnicos em Assuntos Educacionais e Pedagogos de 8 câmpus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) tem como objetivo principal pesquisar as possibilidades de integração entre o cargo de Técnico em Assuntos Educacionais (TAE) e de Pedagogo, considerando que há uma proximidade na descrição das atribuições de ambos. A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) tem sua especificidade e portanto exige-se assim que os agentes, sobretudo que ajudam a conduzir os processos de gestão do ensino atuem nesse contexto, compreendendo toda a importância das relações com o trabalho, considerado central na EPT. O TAE e o Pedagogo podem atuar de forma mais integrada, visto que suas atividades são semelhantes. Constatou-se nesta pesquisa, a partir dos dados analisados, que uma integração é possível e necessária, e o caminho para essa realidade está centrado no diálogo, na atitude de cumplicidade e no planejamento coletivo. A partir dos estudos, principalmente de Fazenda (2011), Luck (2013), sobre integração, de Libâneo (2010) sobre a necessidade dos especialistas, bem como das discussões de Barato (2015), Allain; Wollinger e Moraes (2017) sobre as concepções de Educação profissional, esta pesquisa foi desenvolvida até a elaboração do produto educacional que resultou num Guia de sugestões de atividades para um trabalho integrado entre TAE e Pedagogo. Os resultados apontam para uma confirmação da proximidade dos cargos, sobretudo nos setores pedagógicos. Verificou-se ainda que as principais atividades possíveis de uma integração podem ser elencadas em 4 principais temas abrangentes: acompanhamento discente, acompanhamento docente, conselhos de classe e reunião de pais. Estes temas, resultantes da investigação realizada, são sugestões de atividades para se pensar os planejamentos coletivos e assim possibilitar o início de um trabalho integrado, mas também direcionam as atividades dos TAEs e Pedagogos para aperfeiçoamento de trabalhos futuros, a partir do Guia elaborado como Produto educacional, o que poderá ser experimentado e avaliado pelos demais câmpus da rede e assim despertar o interesse pela exploração da pesquisa nesta área. |
pt_BR |