Repositório Institucional

A contribuição do ensino de história para a formação dos estudantes dos cursos técnicos integrados de química e de informática do IFSC- Câmpus Gaspar

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Silva, Adriano Larentes da
dc.contributor.author Regis, Leandro
dc.date.accessioned 2019-08-29T18:56:48Z
dc.date.available 2019-08-29T18:56:48Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1144
dc.description ProfEPT - 2019 pt_BR
dc.description.abstract A educação se apresenta como horizonte limítrofe para que se possam projetar mudanças substanciais nas relações humanas. Embora a educação no contexto escolar possa aventar tal possibilidade, ela se constitui mediada de disputas que perpassam legislações e conflitos inerentes às concepções curriculares, nas quais se assentam suas bases. Nesse campo fértil de discussões, este trabalho emerge com o objetivo de discutir a importância do ensino de História, enquanto elemento passível de suscitar a ampliação da consciência histórica de estudantes, em um contexto de Ensino Médio Integrado, a fim de fomentar transformações reais em direção a uma sociedade mais digna e justa. Imerso como recorte para a aplicação de uma sequência didática, lançamos mão do debate em torno do racismo. Tal comportamento é uma problemática que perdura por toda a história brasileira, manifestando-se, também, na região onde se encontra o IFSC – Câmpus Gaspar. Procuramos perceber o entendimento, por parte dos estudantes envolvidos na efetivação das atividades exercidas em sala de aula, a importância do conhecimento histórico para a formação de sujeitos que entendam as conjunturas históricas que dão causa a problemas sociais. Por intermédio de pesquisas bibliográficas e documentais, das observações de campo realizadas durante a aplicação da sequência didática, no segundo semestre de 2018, junto aos discentes dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio de Química e de Informática, do Câmpus de Gaspar, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), bem como das respostas obtidas por meio de pesquisa efetuada com base em um questionário aplicado após as atividades desempenhadas na sequência didática e respondido por um total de 40 estudantes, observam-se os seguintes resultados. Para haver uma perspectiva de formação integral em cursos de Ensino Médio Integrado, há a necessidade de contato com o conhecimento dito propedêutico. Nesse ínterim, o ensino de História é um elemento importante para se alavancar a compreensão acerca das relações humanas, a fim de possibilitar a ampliação da consciência histórica. Por conseguinte, o debate acerca do racismo é uma dimensão relevante na medida em que possibilita discutir este problema social sob um viés histórico, na intencionalidade de se superar tal situação, a fim de buscarmos relações humanas pautadas no respeito e na compreensão acerca das diferentes histórias e culturas. Salienta-se a Pedagogia Histórica-Crítica como base teórico-metodológica capaz de proporcionar maior proximidade na relação teoria-prática/vida cotidiana-conhecimento elaborado. E, por fim, e não menos importante, há desafios que emergem do próprio contexto pesquisado, no qual a perspectiva de formação integral precisa ser articulada tanto na sala de aula, quanto no horizonte institucional. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject Consciência Histórica pt_BR
dc.subject Racismo pt_BR
dc.subject Ensino Médio integrado pt_BR
dc.title A contribuição do ensino de história para a formação dos estudantes dos cursos técnicos integrados de química e de informática do IFSC- Câmpus Gaspar pt_BR
dc.title.alternative o racismo em debate pt_BR
dc.type Dissertation pt_BR
local.institution.discipline Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional pt_BR
local.institution.campus cerfead pt_BR
local.institution Instituto Federal de Santa Catarina pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta