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A educação se apresenta como horizonte limítrofe para que se possam projetar mudanças substanciais nas relações humanas. Embora a educação no contexto escolar possa aventar tal possibilidade, ela se constitui mediada de disputas que perpassam legislações e conflitos inerentes às concepções curriculares, nas quais se assentam suas bases. Nesse campo fértil de discussões, este trabalho emerge com o objetivo de discutir a importância do ensino de História, enquanto elemento passível de suscitar a ampliação da consciência histórica de estudantes, em um contexto de Ensino Médio Integrado, a fim de fomentar transformações reais em direção a uma sociedade mais digna e justa. Imerso como recorte para a aplicação de uma sequência didática, lançamos mão do debate em torno do racismo. Tal comportamento é uma problemática que perdura por toda a história brasileira, manifestando-se, também, na região onde se encontra o IFSC – Câmpus Gaspar. Procuramos perceber o entendimento, por parte dos estudantes envolvidos na efetivação das atividades exercidas em sala de aula, a importância do conhecimento histórico para a formação de sujeitos que entendam as conjunturas históricas que dão causa a problemas sociais. Por intermédio de pesquisas bibliográficas e documentais, das observações de campo realizadas durante a aplicação da sequência didática, no segundo semestre de 2018, junto aos discentes dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio de Química e de Informática, do Câmpus de Gaspar, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), bem como das respostas obtidas por meio de pesquisa efetuada com base em um questionário aplicado após as atividades desempenhadas na sequência didática e respondido por um total de 40 estudantes, observam-se os seguintes resultados. Para haver uma perspectiva de formação integral em cursos de Ensino Médio Integrado, há a necessidade de contato com o conhecimento dito propedêutico. Nesse ínterim, o ensino de História é um elemento importante para se alavancar a compreensão acerca das relações humanas, a fim de possibilitar a ampliação da consciência histórica. Por conseguinte, o debate acerca do racismo é uma dimensão relevante na medida em que possibilita discutir este problema social sob um viés histórico, na intencionalidade de se superar tal situação, a fim de buscarmos relações humanas pautadas no respeito e na compreensão acerca das diferentes histórias e culturas. Salienta-se a Pedagogia Histórica-Crítica como base teórico-metodológica capaz de proporcionar maior proximidade na relação teoria-prática/vida cotidiana-conhecimento elaborado. E, por fim, e não menos importante, há desafios que emergem do próprio contexto pesquisado, no qual a perspectiva de formação integral precisa ser articulada tanto na sala de aula, quanto no horizonte institucional. |
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