Repositório Institucional

A avaliação da aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica:

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dc.contributor.advisor Catolino, Gislene Miotto
dc.contributor.author Campolin, Luciane da Costa
dc.date.accessioned 2019-08-29T19:12:45Z
dc.date.available 2019-08-29T19:12:45Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1145
dc.description ProfEPT pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho objetivou discutir sobre a Avaliação da Aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica, analisando as práticas avaliativas no Curso Técnico Subsequente em Administração do IFSC e a partir delas desenvolver um produto educacional que contribua com o processo formativo junto aos docentes, considerando a concepção de Educação Profissional e Tecnológica e a avaliação como uma prática formativa. Consideramos o estudo dessa temática de extrema necessidade, dada a importância da avaliação como elemento norteador no processo de ensino e aprendizagem e as especificidades da Educação Profissional e Tecnológica. Para realizar o estudo, optamos como percurso metodológico pela pesquisa qualitativa contemplando a modalidade estudo de caso. Participaram desse estudo 20(vinte) estudantes e 04 (quatro) docentes. Os dados para a pesquisa foram obtidos por meio de questionário e entrevista semiestruturada, além da análise do Projeto Político Pedagógico do curso e dos planos de ensino. Utilizamos a análise de conteúdo como método para organização e interpretação dos dados, a qual nos permitiu constatar a existência de duas concepções distintas. Uma, onde a avaliação é entendida como forma de “medida” para classificação e seleção dos estudantes em aptos e não aptos. Em contraposição a essa concepção, emerge do discurso de alguns docentes e discentes, a avaliação concebida como bússola orientadora do processo de ensino e aprendizagem, cuja função é o diagnóstico para a tomada de decisão e intervenção. Constatamos ainda, uma crescente tentativa por parte dos professores em modificar suas concepções e práticas avaliativas, entretanto com dificuldades para a sua concretização. Com foco na mudança desse cenário, evidenciou-se como necessário o desenvolvimento de processos formativos, o que resultou no produto educacional desta investigação, uma proposta formativa para os docentes que atuam no Curso Técnico Subsequente em Administração do IFSC – Campus Caçador, implementada através de três oficinas presenciais. A realização desses encontros serviu como elemento impulsionador de mudança, tendo em vista que proporcionou aos participantes momentos de estudo, de pesquisa, de trabalho coletivo e compartilhado, de reflexão crítica e sistematizada. Intencionou-se com essa pesquisa a reflexão sobre o processo de avaliação na Educação Profissional e Tecnológica e a necessidade de ressignificá-la, vislumbrando a melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem, criando condições para se promover a educação enquanto política pública comprometida com a transformação da realidade social pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Educação Profissional e Tecnológica pt_BR
dc.subject Avaliação da Aprendizagem pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Institutos Federais pt_BR
dc.title A avaliação da aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica: pt_BR
dc.title.alternative uma proposta de formação docente a partir da percepção dos sujeitos dos cursos técnicos subsequentes do IFSC - Câmpus Caçador pt_BR
dc.type Dissertation pt_BR
local.institution.discipline Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional pt_BR
local.institution.campus cerfead pt_BR
local.institution Instituto Federal de Santa Catarina pt_BR


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