dc.description.abstract |
A formação docente para a Educação Profissional em Enfermagem implica diretamente na materialização da ação profissional dos então estudantes e constitui-se como um dos grandes desafios da educação em Enfermagem na atualidade. A atuação do profissional enfermeiro em escolas de formação técnica, constitui significativo campo de atuação e de demanda profissional. Contudo, não há na graduação, no modelo de bacharelado, enfoque específico a esse campo de atuação e, há poucos cursos de licenciatura em Enfermagem no país. Logo, este profissional está privado de conhecimentos docentes ‘formais’, não da profissão, contudo de didática, metodologias educacionais, etc. Esses fatores apontam para a necessidade de preencher essa lacuna formativa. Este estudo, direcionado a escrita da dissertação de mestrado, propôs compreender quais os saberes docentes marcantes para os estudantes dos cursos técnicos em enfermagem do município de Joinville e, como estes saberes se materializam na prática dos docentes enfermeiros. Trata-se de uma pesquisa aplicada com abordagem qualitativa, caracterizada como pesquisa do tipo descritiva, com uma dimensão exploratória. A pesquisa foi realizada em duas escolas de formação técnica de enfermagem do município de Joinville - SC, com 34 alunos dos 3º e 4º módulos do curso, por meio da aplicação de questionário. Os dados foram analisados por meio de análise de multicaso. Os participantes mencionaram aspectos que relacionam os saberes docentes aos saberes da área de atuação, ao saber fazer e ao saber ser. Houve destaque para os saberes da experiência, a qual foi apresentada como importante fator de ligação entre os saberes da academia e as realidades nas quais o docente atua. Aspectos afetivos permeiam todas as respostas às questões do estudo, exercendo influência na escolha e na atribuição do bom docente enfermeiro por parte dos discentes. A pesquisa deu origem a um produto educacional, que consiste em uma proposta de curso de Formação Inicial e Continuada - FIC, a partir das percepções dos alunos de cursos técnicos sobre os saberes docentes. |
pt_BR |