Repositório Institucional

O projeto pedagógico institucional do Instituto Federal de Santa Catarina e o trabalho da coordenadoria pedagógica do Câmpus Florianópolis no processo de criação e reestruturação dos projetos de cursos:

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Silva, Adriano Larentes da
dc.contributor.author Silva, Evandro Belmiro da
dc.date.accessioned 2019-08-30T13:11:11Z
dc.date.available 2019-08-30T13:11:11Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1150
dc.description ProfEPT - 2019 pt_BR
dc.description.abstract Na atual conjuntura política e social do país, por meio de um conjunto de medidas articuladas a um projeto de reconfiguração do estado brasileiro, o Brasil reafirma sua marca histórica como uma formação social de capitalismo dependente. Na área da educação fortalece-se uma concepção pragmática e gerencialista, que atende aos interesses do capital financeiro, adaptando-se às transformações do sistema produtivo contemporâneo. Mais recentemente, a Lei nº 13.415/2017 que trata da Reforma do Ensino Médio, apresenta-se como uma ameaça ao projeto educativo do Ensino Médio Integrado (EMI), acirrando o dualismo histórico entre a educação básica e a educação profissional. Na perspectiva da construção de uma resistência frente a essas medidas, no âmbito local do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), a presente pesquisa trata das correlações entre a concepção educativa histórico-crítica, democrática e emancipadora anunciada pelo Projeto Pedagógico Institucional (PPI) do IFSC, explicitando os seus pressupostos e bases conceituais, e o processo de análise e elaboração de pareceres sobre Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs), realizado pela Coordenadoria Pedagógica, do câmpus Florianópolis. Busca-se compreender a materialidade das contradições, entre o proclamado e o realizado, a partir de uma análise sobre as diferentes dimensões do trabalho pedagógico do setor – ontológica, histórica, política, pedagógica e social - com referência na concepção educativa institucional, relacionando-as às questões mais gerais. Para isso, faz-se uso dos recursos da análise documental e pesquisa bibliográfica, com abordagem no materialismo histórico dialético. Como parte da aplicação do produto educacional apresentam-se as atividades formativas, desencadeadas por intermédio de distintas reuniões pedagógicas, realizadas de outubro de 2018 a março de 2019, com os servidores da Coordenadoria Pedagógica do câmpus Florianópolis. Sobre a abordagem metodológica utilizada nas reuniões pedagógicas fez-se o uso do método da pesquisa-ação para qualificar um processo educacional do setor. Uma das conclusões da pesquisa é que existem fortes evidências de que os PPCs do câmpus Florianópolis tem sido construídos e reestruturados privilegiando-se uma perspectiva pragmática de educação, o que revela o distanciamento entre o proclamado na concepção educativa do PPI do IFSC e o realizado nos documentos das propostas formativas. Nesse sentido, o trabalho pedagógico das Coordenadorias Pedagógicas, por meio da análise e elaboração de pareceres sobre PPCs, torna-se estratégico para problematizar as disputas de concepção educativa que estão presentes na construção das propostas curriculares, e assim, avançar na consolidação de uma identidade institucional na perspectiva de uma formação humana integral. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Pedagogia Histórico Crítica pt_BR
dc.subject Projeto Pedagógico Institucional pt_BR
dc.subject Projetos Pedagógicos de Cursos pt_BR
dc.title O projeto pedagógico institucional do Instituto Federal de Santa Catarina e o trabalho da coordenadoria pedagógica do Câmpus Florianópolis no processo de criação e reestruturação dos projetos de cursos: pt_BR
dc.title.alternative uma análise crítica entre o proclamado e o realizado pt_BR
dc.type Dissertation pt_BR
local.institution.discipline Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional pt_BR
local.institution.campus cerfead pt_BR
local.institution Instituto Federal de Santa Catarina pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta