dc.description.abstract |
Na atual conjuntura política e social do país, por meio de um conjunto de medidas
articuladas a um projeto de reconfiguração do estado brasileiro, o Brasil reafirma sua
marca histórica como uma formação social de capitalismo dependente. Na área da
educação fortalece-se uma concepção pragmática e gerencialista, que atende aos
interesses do capital financeiro, adaptando-se às transformações do sistema
produtivo contemporâneo. Mais recentemente, a Lei nº 13.415/2017 que trata da
Reforma do Ensino Médio, apresenta-se como uma ameaça ao projeto educativo do
Ensino Médio Integrado (EMI), acirrando o dualismo histórico entre a educação
básica e a educação profissional. Na perspectiva da construção de uma resistência
frente a essas medidas, no âmbito local do Instituto Federal de Santa Catarina
(IFSC), a presente pesquisa trata das correlações entre a concepção educativa
histórico-crítica, democrática e emancipadora anunciada pelo Projeto Pedagógico
Institucional (PPI) do IFSC, explicitando os seus pressupostos e bases conceituais, e
o processo de análise e elaboração de pareceres sobre Projetos Pedagógicos de
Cursos (PPCs), realizado pela Coordenadoria Pedagógica, do câmpus Florianópolis.
Busca-se compreender a materialidade das contradições, entre o proclamado e o
realizado, a partir de uma análise sobre as diferentes dimensões do trabalho
pedagógico do setor – ontológica, histórica, política, pedagógica e social - com
referência na concepção educativa institucional, relacionando-as às questões mais
gerais. Para isso, faz-se uso dos recursos da análise documental e pesquisa
bibliográfica, com abordagem no materialismo histórico dialético. Como parte da
aplicação do produto educacional apresentam-se as atividades formativas,
desencadeadas por intermédio de distintas reuniões pedagógicas, realizadas de
outubro de 2018 a março de 2019, com os servidores da Coordenadoria Pedagógica
do câmpus Florianópolis. Sobre a abordagem metodológica utilizada nas reuniões
pedagógicas fez-se o uso do método da pesquisa-ação para qualificar um processo
educacional do setor. Uma das conclusões da pesquisa é que existem fortes
evidências de que os PPCs do câmpus Florianópolis tem sido construídos e
reestruturados privilegiando-se uma perspectiva pragmática de educação, o que
revela o distanciamento entre o proclamado na concepção educativa do PPI do IFSC
e o realizado nos documentos das propostas formativas. Nesse sentido, o trabalho
pedagógico das Coordenadorias Pedagógicas, por meio da análise e elaboração de
pareceres sobre PPCs, torna-se estratégico para problematizar as disputas de
concepção educativa que estão presentes na construção das propostas curriculares,
e assim, avançar na consolidação de uma identidade institucional na perspectiva de
uma formação humana integral. |
pt_BR |