dc.description.abstract |
Esta pesquisa investigou a constituição dos saberes e identidades docentes de professores não licenciados e os saberes considerados fundamentais à atividade docente da educação profissional e tecnológica a partir do olhar dos próprios professores e a partir da literatura da área. Desta investigação decorreu a proposta de um curso de formação para a docência na educação profissional e tecnológica com foco no ciclo inicial de docência, na forma de um produto educacional articulado à pesquisa. Seu desenvolvimento se justifica na percepção sobre os conflitos de assunção da identidade docente por profissionais que não têm este ofício como objeto de sua formação profissional inicial. As problemáticas da base de conhecimento para o ensino e da formação de professores para a educação profissional e tecnológica são, ainda, carentes de investigações, o que ofereceu respaldo para a realização do estudo. Destarte, a pesquisa teve por objetivos (a) identificar os saberes fundantes da constituição das identidades e os saberes considerados necessários para o exercício da profissão docente pela literatura da área; (b) identificar as representações do ser professor para professores não licenciados; e (c) desenhar, implementar e avaliar um curso de formação orientado à docência para professores não licenciados. Para alcançá-los, realizou-se (a) pesquisa bibliográfica sobre autores referência nos campos da identidade e dos saberes docentes; (b) coleta de dados por meio de questionário estruturado destinado aos sujeitos de pesquisa e análise com base na metodologia de análise textual discursiva; e (c) análise documental do lócus de pesquisa e desenho de um produto educacional. Trata-se de pesquisa qualitativa aplicada, na forma de um estudo de caso, tendo como lócus os campi IFSC da região oeste de Santa Catarina e como sujeitos de pesquisa 31 (trinta e um) professores desses campi. Quanto à técnica, utilizou-se de documentação indireta por meio do acesso a fontes primárias, na forma dos dados coletados por meio do questionário, e a fontes secundárias, na forma do referencial teórico e documental de análise. A pesquisa teve objetivos descritivos e exploratórios, abordagens dedutiva e indutiva e trabalhou com procedimento de relato monográfico. Da realização da pesquisa, resultou um produto educacional na forma de um curso de formação continuada com foco na iniciação à docência para professores não licenciados. Este é entendido como importante estratégia na acolhida a professores ingressantes na carreira e no combate a possíveis evasões simbólicas da identidade docente. |
pt_BR |