Repositório Institucional

SABERES E IDENTIDADES DOCENTES DE PROFESSORES NÃO LICENCIADOS

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Pasqualli, Roberta
dc.contributor.author Correa, Paula Regina
dc.date.accessioned 2019-09-12T14:47:02Z
dc.date.available 2019-09-12T14:47:02Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1168
dc.description Mestrado ProfEPT - 2019 pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa investigou a constituição dos saberes e identidades docentes de professores não licenciados e os saberes considerados fundamentais à atividade docente da educação profissional e tecnológica a partir do olhar dos próprios professores e a partir da literatura da área. Desta investigação decorreu a proposta de um curso de formação para a docência na educação profissional e tecnológica com foco no ciclo inicial de docência, na forma de um produto educacional articulado à pesquisa. Seu desenvolvimento se justifica na percepção sobre os conflitos de assunção da identidade docente por profissionais que não têm este ofício como objeto de sua formação profissional inicial. As problemáticas da base de conhecimento para o ensino e da formação de professores para a educação profissional e tecnológica são, ainda, carentes de investigações, o que ofereceu respaldo para a realização do estudo. Destarte, a pesquisa teve por objetivos (a) identificar os saberes fundantes da constituição das identidades e os saberes considerados necessários para o exercício da profissão docente pela literatura da área; (b) identificar as representações do ser professor para professores não licenciados; e (c) desenhar, implementar e avaliar um curso de formação orientado à docência para professores não licenciados. Para alcançá-los, realizou-se (a) pesquisa bibliográfica sobre autores referência nos campos da identidade e dos saberes docentes; (b) coleta de dados por meio de questionário estruturado destinado aos sujeitos de pesquisa e análise com base na metodologia de análise textual discursiva; e (c) análise documental do lócus de pesquisa e desenho de um produto educacional. Trata-se de pesquisa qualitativa aplicada, na forma de um estudo de caso, tendo como lócus os campi IFSC da região oeste de Santa Catarina e como sujeitos de pesquisa 31 (trinta e um) professores desses campi. Quanto à técnica, utilizou-se de documentação indireta por meio do acesso a fontes primárias, na forma dos dados coletados por meio do questionário, e a fontes secundárias, na forma do referencial teórico e documental de análise. A pesquisa teve objetivos descritivos e exploratórios, abordagens dedutiva e indutiva e trabalhou com procedimento de relato monográfico. Da realização da pesquisa, resultou um produto educacional na forma de um curso de formação continuada com foco na iniciação à docência para professores não licenciados. Este é entendido como importante estratégia na acolhida a professores ingressantes na carreira e no combate a possíveis evasões simbólicas da identidade docente. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Educação Profissional e Tecnológica pt_BR
dc.subject Identidades docentes pt_BR
dc.subject Saberes docentes pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Evasão simbólica pt_BR
dc.title SABERES E IDENTIDADES DOCENTES DE PROFESSORES NÃO LICENCIADOS pt_BR
dc.title.alternative formação para a docência na educação profissional e tecnológica pt_BR
dc.type Dissertation pt_BR
local.institution.discipline Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional pt_BR
local.institution.campus cerfead pt_BR
local.institution Instituto Federal de Santa Catarina pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta