Repositório Institucional

FRIDA KAHLO E AS MULHERES PRIVADAS DE LIBERDADE

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Viella, Maria dos Anjos Lopes
dc.contributor.author Espíndola, Juliana Pansera
dc.date.accessioned 2019-09-19T12:48:18Z
dc.date.available 2019-09-19T12:48:18Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1170
dc.description ProfEPT pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho é o resultado de uma pesquisa-ação participativa que teve, como objetivo geral, promover a educação e formação das mulheres privadas de liberdade com vistas à possibilidade de seu desenvolvimento profissional, empoderamento e geração de renda, conjugando conhecimento e arte. Tendo como base teórica os conceitos de empoderamento de Montaño (2015) e Sardenberg (2006), e inspirado pela vida e obra da artista mexicana Frida Kahlo, esta pesquisa se deu, em sua maior parte, a partir do convívio com mulheres em situação prisional no Presídio Feminino de Tubarão, Santa Catarina. Nesta situação diferenciada, visando o empoderamento daquelas mulheres, foram realizados palestras, cursos e oficinas, que tiveram, como momento mais relevante, um evento no qual as reeducandas participantes do curso desfilaram exibindo as bijuterias que confeccionaram. A partir das análises dos diários produzidos pelas alunas durante o curso, foi possível detectar a importância da família e da religiosidade na vida daquelas mulheres, bem como entender como elas percebem as relações de gênero, a questão educacional, e os relacionamentos amorosos fora e dentro da prisão. Foi possível perceber também como o cárcere desumaniza as pessoas que se encontram naquela situação, com prisões dentro da prisão, rituais e castigos para quem já está pagando sua dívida com a sociedade. Entretanto, mesmo com todos esses aspectos negativos, as mulheres que participaram do curso e das oficinas demonstraram ser possível se sentir empoderadas em situações adversas, permitindo inferir a possibilidade de melhoria de vida após o cumprimento da pena. Muitos foram os depoimentos, de alunas e professoras colaboradoras, sinalizando que a educação nos espaços privação de liberdade é tarefa urgente, apontando sobre a formação de professores, as metodologias e recursos utilizados, as estratégias e especialmente o valor do diálogo entre educação e arte. pt_BR
dc.subject Mulheres privadas de liberdade pt_BR
dc.subject Frida Kahlo pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Empoderamento feminino pt_BR
dc.subject Programa Mulheres Sim pt_BR
dc.title FRIDA KAHLO E AS MULHERES PRIVADAS DE LIBERDADE pt_BR
dc.title.alternative EDUCAÇÃO, ARTE E TRABALHO EMPODERANDO MULHERES pt_BR
local.institution.discipline Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional pt_BR
local.institution.campus cerfead pt_BR
local.institution Instituto Federal de Santa Catarina pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta