Repositório Institucional

Abordagem de ensino e aprendizagem para aluno surdo na Educação Profissional e Tecnológica

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dc.contributor.advisor Silva, Marimar da
dc.contributor.author Oliveira, Hagar de Lara Tibúrcio de
dc.date.accessioned 2019-11-26T19:06:34Z
dc.date.available 2019-11-26T19:06:34Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1214
dc.description ProfEPT pt_BR
dc.description.abstract Este estudo, inserido na linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional, foi idealizado a partir da demanda de práticas educacionais inclusivas para estudantes Surdos de Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFSC, e tem como objetivo compreender como o estudante Surdo aprende um conceito complexo, visando propor ideias para que este tenha acesso ao conhecimento formal e possa participar em igualdade de oportunidades e condições no mundo do trabalho. Para isso, foi elaborado, implementado e avaliado um produto educacional com atividades de aprendizagem sobre o conceito de Matriz proposto pelo componente curricular matemática, priorizando as particularidades de aprender desse estudante. A pesquisa, um estudo de caso de natureza aplicada, gerou dados a partir do estudo de documentos e bibliografias, de entrevistas, de atividades diagnósticas e de procedimentos de ensino a partir de um tema gerador. A análise dos dados sugere que para que o estudante Surdo aprenda conceitos complexos há necessidade de: i) identificar o nível de desenvolvimento real do estudante e/ou seu conhecimento prévio sobre o assunto a ser abordado; ii) planejar o ensino a partir do nível identificado, visando criar condições para avançar no conhecimento/desenvolvimento cognitivo do estudante Surdo de forma gradativa, crescente e cíclica, porém diversificada; iii) respeitar as especificidades de aprender desse estudante e/ou grupo e/ou cultura; iv) relacionar as atividades de aprendizagem à vida, visando dar sentido ao ato de aprender e de ensinar; v) buscar relacionar simultaneamente a palavra escrita em português com o sinal em LIBRAS e seu significado, dando mais autonomia ao estudante para continuar a aprender. Em assim sendo, este terá mais e melhores condições de igualdade de oportunidades de acesso ao conhecimento formal e ao mundo do trabalho. No entanto, o estudo alerta sobre: i) a necessidade de o trabalho docente estar assessorado por uma equipe multidisciplinar tendo em vista o tempo, esforço e conhecimento específico que o processo de ensinar e de aprender desse estudante demanda; e ii) de se ampliar o escopo do estudo para que seus resultados possam ser corroborados, refutados e/ou ampliados. pt_BR
dc.subject Educação Profissional e Tecnológica pt_BR
dc.subject Ensino de conceitos pt_BR
dc.subject Estudantes surdos pt_BR
dc.subject Inclusão Social pt_BR
dc.title Abordagem de ensino e aprendizagem para aluno surdo na Educação Profissional e Tecnológica pt_BR
dc.title.alternative Um estudo de caso no campus Gaspar pt_BR
dc.type Dissertation pt_BR
local.institution.discipline Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional pt_BR
local.institution.campus cerfead pt_BR
local.institution Instituto Federal de Santa Catarina pt_BR


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