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Este estudo, inserido na linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação
Profissional, foi idealizado a partir da demanda de práticas educacionais inclusivas
para estudantes Surdos de Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFSC, e
tem como objetivo compreender como o estudante Surdo aprende um conceito
complexo, visando propor ideias para que este tenha acesso ao conhecimento
formal e possa participar em igualdade de oportunidades e condições no mundo do
trabalho. Para isso, foi elaborado, implementado e avaliado um produto educacional
com atividades de aprendizagem sobre o conceito de Matriz proposto pelo
componente curricular matemática, priorizando as particularidades de aprender
desse estudante. A pesquisa, um estudo de caso de natureza aplicada, gerou dados
a partir do estudo de documentos e bibliografias, de entrevistas, de atividades
diagnósticas e de procedimentos de ensino a partir de um tema gerador. A análise
dos dados sugere que para que o estudante Surdo aprenda conceitos complexos há
necessidade de: i) identificar o nível de desenvolvimento real do estudante e/ou seu
conhecimento prévio sobre o assunto a ser abordado; ii) planejar o ensino a partir do
nível identificado, visando criar condições para avançar no
conhecimento/desenvolvimento cognitivo do estudante Surdo de forma gradativa,
crescente e cíclica, porém diversificada; iii) respeitar as especificidades de aprender
desse estudante e/ou grupo e/ou cultura; iv) relacionar as atividades de
aprendizagem à vida, visando dar sentido ao ato de aprender e de ensinar; v) buscar
relacionar simultaneamente a palavra escrita em português com o sinal em LIBRAS
e seu significado, dando mais autonomia ao estudante para continuar a aprender.
Em assim sendo, este terá mais e melhores condições de igualdade de
oportunidades de acesso ao conhecimento formal e ao mundo do trabalho. No
entanto, o estudo alerta sobre: i) a necessidade de o trabalho docente estar
assessorado por uma equipe multidisciplinar tendo em vista o tempo, esforço e
conhecimento específico que o processo de ensinar e de aprender desse estudante
demanda; e ii) de se ampliar o escopo do estudo para que seus resultados possam
ser corroborados, refutados e/ou ampliados. |
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