dc.contributor.author |
SPANHOL, Emanoel |
|
dc.contributor.author |
SPESSATTO, Marizete Bortolanza |
|
dc.date.accessioned |
2019-12-12T11:04:53Z |
|
dc.date.available |
2019-12-12T11:04:53Z |
|
dc.date.issued |
2019-12-12 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1221 |
|
dc.description.abstract |
Este trabalho tem como foco principal na investigação do papel das metodologias
ativas para assegurar o protagonismo de alunos de cursos técnicos de nível médio. Essas novas
metodologias abordadas divergem do formato tradicional de ensino e tendem a proporcionar
atividades interativas, dinâmicas em sala de aula. Trata-se de uma pesquisa de abordagem
qualitativa, tendo como sujeitos os próprios estudantes de um curso técnico em Informática,
ofertado pelo CEDUP Hermann Hering, de Blumenau-SC. Na análise dos dados coletados,
resultantes da pesquisa realizada, procurou-se identificar tanto a presença das metodologias ativas
em sala de aula da Educação Profissional e Tecnológica quanto a avaliação dos estudantes acerca
dessas opções metodológicas. O ensino técnico tem como objetivo o estudo para o desenvolvimento
de competências e habilidades em exercer uma determinada atividade, realizar esse estudo de forma
prática e dinâmica é uma necessidade do perfil dos alunos atuais, sendo esta prática a base das
metodologias propostas. |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Profissional e Tecnológica |
pt_BR |
dc.subject |
Metodologias de ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Metodologias Ativas |
pt_BR |
dc.title |
METODOLOGIAS ATIVAS EM CURSOS TÉCNICOS |
pt_BR |
dc.title.alternative |
atividades para ampliar o protagonismo dos estudantes na construção do conhecimento |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
local.institution.discipline |
Especialização em Docência para EP |
pt_BR |
local.institution.campus |
cerfead |
pt_BR |