Resumo:
Este trabalho tem como foco principal na investigação do papel das metodologias
ativas para assegurar o protagonismo de alunos de cursos técnicos de nível médio. Essas novas
metodologias abordadas divergem do formato tradicional de ensino e tendem a proporcionar
atividades interativas, dinâmicas em sala de aula. Trata-se de uma pesquisa de abordagem
qualitativa, tendo como sujeitos os próprios estudantes de um curso técnico em Informática,
ofertado pelo CEDUP Hermann Hering, de Blumenau-SC. Na análise dos dados coletados,
resultantes da pesquisa realizada, procurou-se identificar tanto a presença das metodologias ativas
em sala de aula da Educação Profissional e Tecnológica quanto a avaliação dos estudantes acerca
dessas opções metodológicas. O ensino técnico tem como objetivo o estudo para o desenvolvimento
de competências e habilidades em exercer uma determinada atividade, realizar esse estudo de forma
prática e dinâmica é uma necessidade do perfil dos alunos atuais, sendo esta prática a base das
metodologias propostas.