Repositório Institucional

Experiências Educacionais inclusivas compartilhadas

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Juliani, Douglas Paulesky
dc.contributor.author Seiffert, Elaine Cristina Pamplona
dc.date.accessioned 2019-12-27T13:16:20Z
dc.date.available 2019-12-27T13:16:20Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1239
dc.description.abstract A pesquisa Experiências educacionais inclusivas compartilhadas cujo tema trata da inclusão no processo de ensino e aprendizagem de todos os estudantes presentes nas escolas e universidades do sistema educacional brasileiro tem a intenção de articular saberes e práticas docentes utilizando a tecnologia como meio de troca de experiências e informações. Para tanto, apresenta como produto educacional a plataforma Educacaoinclusiva.org, a qual permite o compartilhamento de práticas educacionais inclusivas facilitando o compartilhamento de experiências entre educadores de todo o país, ajudando a promover a educação inclusiva e a valorizar o trabalho docente. As práticas ali compartilhadas apresentam as seguintes informações: público participante, metodologia, materiais utilizados, resultados alcançados, além de imagens, vídeos e materiais diversos. A implantação desta plataforma exigiu uma estrutura ampla, além da pesquisa aqui realizada, outros projetos surgiram para dar suporte e concretizar o seu desenvolvimento tecnológico. Esta pesquisa tem como foco o esboço inicial da plataforma, definição da arquitetura de informação, aquisição dos dados iniciais, busca, análise e validação das práticas educacionais inclusivas, estratégias de marketing entre outras atividades necessárias para a realização, implantação e aplicação deste produto educacional. A busca ativa pelas práticas educacionais inclusivas, realizada pela pesquisadora, exigiu o entendimento a respeito dos elementos centrais que as caracterizam, para este fim, além da aquisição do conhecimento empírico através das práticas compartilhadas, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e junto com os autores que embasaram este estudo considera-se como prática educacional inclusiva aquela que permite a todos os estudantes participarem com sucesso no processo de ensino e aprendizagem. Esta é uma pesquisa participante, uma vez que a autora enquanto docente compartilhou suas experiências e participou ativamente de algumas experiências compartilhadas na plataforma. Desde a sua implantação em novembro de 2018 a plataforma Educacaoinclusiva.org foi acessada de todos os estados do Brasil e em trinta e dois países do exterior. Foram compartilhadas até o momento por educadores brasileiros mais de oitenta práticas educacionais inclusivas de diversos níveis e modalidades de ensino da Educação Básica à Educação Superior, abrangendo a Educação Profissional e Educação Especial. pt_BR
dc.subject Educação Inclusiva. Práticas Educacionais Inclusivas. Plataforma Colaborativa. Compartilhamento pt_BR
dc.title Experiências Educacionais inclusivas compartilhadas pt_BR
local.institution.discipline Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional pt_BR
local.institution.campus cerfead pt_BR
local.institution Instituto Federal de Santa Catarina pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta